Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MANHÃ DE CULTURA, CIDADANIA E SAÚDE NO CENTRO DA JUVENTUDE DE SANTO AMARO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • 21/3/2011
  • 13h56min

O Centro da Juventude (CJ) de Santo Amaro promoveu, na última sexta-feira (31), uma apresentação dos cursos profissionalizantes que forma finalizados. Alunos dos centros, que fizeram cursos relativos ao artesanato, serviços pessoais – como corte de cabelo, cultura (percussão), colocaram em prática o que aprenderam durante todo o curso para atender a comunidade. E, ainda, receberam cuidados médicos, como aferição da pressão arterial, medição da glicose e vacina contra tétano.

Esse tipo de mutirão, que faz parte de ação desenvolvida pelos Centros da Juventude de todo o estado, inserido no Pacto pela Vida, é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSH). O cabelereiro e professor Arivelez Araújo dá aulas de corte e pintura capilar no centro. Segundo ele, é “muito graticante” poder estar contribuindo para tirar os meninos da rua. “É uma satisfação profissional e pessoal. Nós, cidadãos, temos de abraçar a ideia quando ela é bem executada”. A estudante de 22 anos de serviços pessoais, Ana Carolina Holanda sonha em montar um salão de cabelereiros. “Sinto-me realizada em participar do curso, pois sempre tive vontade de aprender como cortar, aplicar química e alisar cabelos. Agora, quero realizar o meu sonho”, almeja a menina.

Desde dezembro de 2008, 25 jovens da oficina de percussão vem recebendo aulas do ritmo no centro. O professor do ritmo do centro, Fábio Curió, ressaltou a importância que a música tem na construção cultural do perfil do aluno. “Esse curso foi montado para que os alunos conheçam mais a cultura regional. Então, a parte da cultura vem a somar com os diversos cursos que são lecionados aqui”, comemorou Fábio. Entre os alunos, um mestre de cerimônia ou “MC” vem orgulhando os professores. É o estudante Edilson de Souza, o MC Júnior. Ele vem fazendo shows no próprio centro e em algumas escolas. “Antes, eu discriminava sem conhecer a cultura pernambucana. Agora que eu conheço mais, vejo que é melhor você entender primeiro para, depois, criticar. Para mim, é uma honra aprender o som de Pernambuco e misturá-lo com o rap”, afirmou. E contou: “Quero gravar e lançar um CD”.

Os estudantes confeccionam artesanatos com materiais reciclados recolhidos do lixo. Para comercializar e mostrar os produtos confeccionados, os jovens montaram duas barracas no local. Segundo a professora de artesanato, Maria Elza Monteiro, a maioria dos jovens trabalham com “amor, empenho e carinho”. E ressaltou: “Os meninos têm muita vontade de criar as peças. Fico muito feliz por contribuir com o futuro deles”. De acordo com a supervisora pedagógica do Centro da Juventude de Santo Amaro, Cristiane Loyo, a ação social “visa um maior aproximamento da comunidade com o centro para que a população se inteire sobre o que vem sendo praticado no local”.

-->