Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social avalia e planeja projetos sociais
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 18/3/2011
- 11h39min
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos realizou, na última quinta-feira, no Recife Monte Hotel, Capacitação Continuada: Oficina de Avaliação 2009 e Planejamento 2010. O evento teve a participação de todos os gestores da Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS), com o objetivo de avaliar as realizações e avanços, bem como os entraves que apareceram durante a caminhada da assistência social no Estado.
Os gestores da SEDAS apresentaram os resultados de 2009 dos trabalhos sociais que foram executados pela SEDSDH, como por exemplo o Vida Nova, Todos com a Nota – módulo solidário, Pernambuco no Batente, Cozinha Comunitária, Observatório da Assistência Social. No início da programação, o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Roldão Joaquim, fez uma alusão à semente e ao cimento para explicar como a secretaria se empenha para expandir o acesso ao direito que todos têm. “Nós somos um órgão que não nos preocupamos com obras de cimento. Preocupamo-nos, sobretudo, com as obras de semente. Temos o compromisso com as pessoas mais carentes. Por aí, identificamos que a nossa tarefa é divina.”
Além de Roldão, o secretário executivo de Coordenação da Gestão, Edgar Távora, e o secretário executivo de Desenvolvimento e Assistência Social, Acácio de Carvalho, participaram da solenidade-oficina. Edgar Távora afirmou que a oficina faz parte de uma lógica administrativa, que obedecem a etapas como planejamento, execução e avaliação. “Eu vejo isso com satisfação. As perspectivas para 2010 são ações que, por ventura, ainda não foram finalizadas, assim o sejam. E que essa cúpula de crescimento se consolide, para que possamos, mais efetivamente, cumprir o desafio da nossa secretaria: contribuir para mudança da realidade social das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e risco.”
Acácio de Carvalho comentou sobre a evolução da assistência social, durante 10 anos, em Pernambuco. “A verdade é que a política de assistência social, em Pernambuco, hoje, ao final do terceiro ano do governo Eduardo Campos, é 10 vezes maior quando comparamos com o início da gestão do mesmo governo. Isso graças ao esforço do secretário e a disponibilidade do governador em ampliar as ações sociais”, afirmou Acácio.
A Gerência de Planejamento, Projetos e Capacitação foi responsável pela realização do encontro, que acontece todos os anos. Este ano, a gerência comemora a realização da meta de contemplar 2.915 profissionais com o Plano Integrado de Capacitação e Assistência Social. Segundo a gerente, Paula Vanusa, a ampliação da meta será de 6.792 profissionais em 2010. “A previsão de recurso financeiro, o que foi gasto, a previsão de metas a serem atendidas foram apresentados pelas superintendências e gerências. Aqui, nós observamos os nossos sucessos e insucessos, onde podemos intervir de uma melhor forma, sempre replanejando, para que, assim, trabalhemos cada vez melhor para a população”, disse Paula.
Dezenas de crianças, que fazem parte da Fundação AIO de Educação e Assistência Social, fizeram apresentação cultural tocando flauta e violino. A instituição socioassistencial de grande porte foi a que mais arrecadou notas fiscais na primeira rodada da campanha do Todos com a Nota – Módulo Solidário. A fundação conseguiu arrecadar mais de R$ 32 milhões de reais em notas. Há nove anos, a igreja evangélica Assembleia de Deus instituiu a AIO, onde, além de cursarem a escola pública normal, 2,9 mil crianças e adolescentes, de 3 a 18 anos, são atendidos e recebem aulas de caráter lúdico-educativo que visam a rapidez do aprendizado.
