Representantes do Governo do Estado discutem a execução do Planesan
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 07/8/2013
- 16h42min
Representando Laura Gomes, secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), Ana Célia Farias, secretária executiva de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS), presidiu hoje (07), na Secretaria de Planejamento (SEPLAG), a reunião da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) de Pernambuco. A câmara é composta por 13 secretarias estaduais, onde dessas representantes de nove estavam presentes.
O encontro que acontece duas vezes ao ano, teve por objetivo discutir a execução, o monitoramento e a realização do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Planesan). O plano que foi elaborado pela Superintendência das Ações e Segurança Alimentar e Nutricional (SUASAN) da SEDSDH é pautado em sete diretrizes, entre elas, a promoção universal à alimentação adequada e saudável, instalação de processos permanentes de educação alimentar e nutricional e promoção do abastecimento e estruturação de sistemas descentralizadas.
Ana Célia, destacou a importância de debater e executar o plano nos municípios pernambucanos. “Temos que criar estratégias para que esse plano seja aplicado de maneira eficiente nas cidades. O nosso objetivo é oferecer uma maior assistência à população que encontra-se em vulnerabilidade social. A ideia é proporcionar a esse público uma alimentação boa e de qualidade. Estamos no processo de implantação de 10 cozinhas comunitárias, nos municípios considerados de extrema pobreza”, ressaltou.
A superintendente da SUASAN, Mariana Suassuna, falou sobre o maior índice de insegurança alimentar no estado, que encontra-se no sertão de Pernambuco. Ela ainda acrescentou que para elaboração do plano foram feitas pesquisas, onde diagnosticaram que os piores indicadores estão na zona rural do estado. Outro ponto destacado foi o grande número de pessoas com obesidade por causa do consumo de alimentos não nutritivos.
Além de Ana Célia Farias e Mariana Suassuna, estiveram presentes na reunião os secretários estaduais Pedro Eurico, da Criança e Juventude, Aldo Santos, da Agricultura e Reforma Agrária e Ricardo Dantas, da Educação.
