Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeto Colméia comemora 10 anos em Recife

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • 11/2/2011
  • 20h07min

     O Procon Pernambuco, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado, participou, nas últimas quarta e quinta-feira, da 10º edição do Projeto Colméia – Feira de saúde e Cidadania do Serviço Social do Comércio – Sesc. A ação foi realizada no Pátio do Carmo, Centro do Recife, e teve como objetivo oferecer serviços de orientação ao consumidor. Foram distribuídos folders e cartilhas educativas à população que compareceu ao evento, que, também, pôde tirar dúvidas sobre direitos e deveres do consumidor. No Projeto, estavam presentes Procon/PE, Centro da Juventude do Programa Vida Nova e a Faculdade Pernambucana – Fape, entre outros.

    Os estudantes de Direito e Fisioterapia da Fape montaram dois estandes que tinham como objetivo fornecer orientação jurídica e tirar dúvidas sobre o cuidado que se deve ter com o corpo. Mais de 200 pessoas, entre elas jovens e adolescentes do Centro da Juventude, foram atendidas. A aluna de fisioterapia, Ivana da Silva, está cursando o 7 º período e ressalta a importância do projeto para população. “É a primeira vez que participo desse evento. Foi muito importante e interessante para minha vida profissional. O público estava muito interessado em querer saber um pouco sobre a fisioterapia, como é o processo de reabilitação de cada patologia.” De acordo com o professor da Fape Flávio Ferreira, a presença da fisioterapia, hoje, no Projeto Colméia, “vem para elucidar uma lacuna que existe no Sistema Único de Saúde. Nós damos informações sobre o diabetes, tabagismo, hipertensão e disfunções esqueléticas”.

    A estudante de fisioterapia Joana D´arc Freitas da Silva, 26 anos, 8º período, destaca sobre outros problemas a cerca das pessoas que não tratam das lesões que são causadas pela postura. “Alguns pacientes que estavam em situações mais críticas foram encaminhados para Clínica Escola da Faculdade, que fica no bairro de Boa Viagem, onde esse atendimento é gratuito”, diz Joana. Segundo o coordenador pedagógico da Faculdade Pernambucana, Aristóteles Silva Veríssimo, “é importante a participação dos alunos no Projeto Colméia, uma vez que eles levam informação à população em geral”.

    O Procon-PE realizou, ainda, apresentações da peça teatral educativa Turminha da Proconilda. Trata-se de uma história lúdica que orientou as crianças e os adolescentes sobre os principais direitos nas relações de consumo. As apresentações ocorreram no período da manhã e da tarde. A atividade tetral faz parte do projeto Procon-PE Educa, um programa que tem a finalidade de promover e buscar atividades educativas disseminando junto a população os conceitos do Código de Defesa do Consumidor. Segundo a professora do curso de Fisioterapia Raquel Siebra Paes Barreto, a importância do projeto está no fato de “os alunos passarem informações de uma qualidade de vida melhor à população que tanto precisa”.

 

-->