Observatório de Discriminação Racial
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 08/2/2012
- 15h44min
Laura Gomes, Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), recebeu hoje (08) pela manhã o Secretário Municipal da Reparação da Bahia, Ailton Ferreira. O encontro teve por objetivo mostrar o modelo que o município Baiano vem trabalhando com relação ao Observatório de Discriminação Racial, que será implantado pela primeira vez em Pernambuco.
Pernambuco é o segundo estado brasileiro a instalar um observatório. A finalidade desse espaço é combater atitudes de homofobia, intolerância religiosa e racismo institucional. Para a secretária Laura esse é um momento de avanço no nosso Estado. “Pernambuco precisava de um espaço como este, onde todos nós podemos denunciar qualquer tipo de agressão contra ao negro, a mulher e até ao homossexual”, ressaltou.
Já o secretário Ailton, parabenizou a iniciativa do governo pernambuco. “Fico feliz em vê mais um estado do nordeste brasileiro demostrar preocupação com os direitos humanos. O povo brasileiro precisa começar a entender e aceitar que todos são iguais, independente de cor, de raça e religião”, destacou.
O observatório terá sua implantação no próximo 10.02, em Olinda, na casa do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Racial, localizado na Av. Sigismundo Gonçalves, 653 – Carmo. O trabalho tem início com a capacitação de policiais civis, militares e bombeiros, onde eles serão orientados como abordar e identificar os casos de homofobia, intolerância religiosa e racismo institucional, principalmente no período de carnaval.
