Programa Atitude para enfrentamento as drogas é lançado em Caruaru
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 16/9/2011
- 16h29min
Eduardo Campos, Governador do Estado e Laura Gomes, secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, lançam no próximo domingo (18), em Caruaru, o Programa Atitude – Atenção Integral aos Usuários de Drogas e Seus Familiares. O Programa reúne um conjunto de serviços com ações de prevenção e atendimento sobre o uso de álcool, crack e outras drogas.
Na ocasião será entregue dois novos espaço físico, Atitude acolhimento e Apoio e Atitude Acolhimento Intensivo, além de implantada três equipes Atitude aproximação de Rua. Os investimento inicial do estado no programa é na ordem de 3 milhões de reais.
O Atitude acolhimento e Apoio que funcionará no bairro de Petrópolis, consiste em um serviço na modalidade casa de passagem, com funcionamento 24h, sendo um espaço de acolhimento a usuários de drogas e os seus familiares. Enfatiza a escuta psicossocial e socioassistencial como possibilidade de (re)estruturação de vínculos e ressignificação para novos modos de existir, além de oficinas sócio educativas de arte, cultura, reciclagem entre outros. A Capacidade será de 30 atendimento durante o dia e 10 no período da noite.
Já o Atitude Acolhimento Intensivo que tem seu endereço preservado, é um espaço de proteção integral intensivo 24h para usuários de drogas com vínculos familiares e comunitários rompidos, cujo tempo de estadia varia de um a seis meses de acordo com o perfil do usuário. São desenvolvidas atividades de apoio psicológico, social, fortalecimento de vínculos afetivos, grupo com a família, grupo ecumênico, oficinas de esporte, arte, cultura, com foco na sua recuperação e reinserção social. A unidade possui em sua estrutura que ocupa 3000 m² de área, minicampo de vôlei e futebol, piscina, lago, horta e tem capacidade de atender 30 pessoas.
O Atitude Aproximação de Rua objetiva a intervenção psicossocial e socioassistencial junto aos usuários de drogas, em especial àqueles em situação risco, de forma itinerante em espaços não convencionais (praças, escolas, bares, ruas e comunidades) promovendo, dessa forma, a sensibilização dos mesmos para encaminhamentos direcionados. Três carros adaptados ocupados por uma equipe composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiro e educadores, realizará o atendimento de forma itinerante nas principais comunidades de Caruaru. Cada unidade móvel acompanhará 50 pessoas.
O programa, na sua essência, tem um caráter intersetorial envolvendo articulação com diversas outras políticas públicas como saúde, educação, trabalho, esportes entre outras, para garantir maior efetividade.
Serviços:
Local: Morro do Bom Jesus – ( Parte Alta – Largo )
Horário: 09h
Data: 18/09/2011
