Atenção especial aos usuários de crack e outras drogas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 06/12/2011
- 16h30min
Laura Gomes, secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, esteve hoje no Cabo de Santo Agostinho, onde visitou a sede do Programa Atitude Acolhimento e Apoio, que funciona na modalidade de casa de passagem. O espaço que foi entregue em outubro, está localizado na Rua Vereador Alderico Marques Silva, no bairro de Santo Inácio, e recebe usuários de drogas e seus familiares com atendimento em regime de 24 horas, sendo 30 usuários durante o dia e 10 a noite.
Segundo Laura, a iniciativa faz parte do Plano Estadual de Ações Integradas no Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. Ela informou que só este ano, o Governo do Estado já investiu R$ 5 milhões em ações de combate às drogas. Um dos pilares deste trabalho é o Programa Atitude – Atenção Integral ao Usuário de Drogas e seus Familiares – já implantados nos municípios de Caruaru e Bom Jardim, no Agreste, e em Floresta, no Sertão do Estado, no Recife, em Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, nossa expectativa para o ano de 2012 é dobrar esse valor, superando os R$ 10 milhões. Vamos ampliar as ações do Atitude, de modo a possibilitar a interface permanente com outras políticas públicas, como a saúde, a educação e o esporte.
CONHEÇA O PROGRAMA ATITUDE
-
Cada sede do Atitude conta com 3 unidades móveis para realizar os trabalhos do Atitude de Rua.
-
Atitude Acolhimento e Apoio consiste na modalidade de casa de passagem, com funcionamento 24h, sendo um espaço de acolhimento a usuários de drogas e os seus familiares. A capacidade é de 30 atendimentos durante o dia e 10 no período da noite.
-
Atitude Acolhimento Intensivo é um espaço de proteção integral intensivo 24h para usuários de drogas com vínculos familiares e comunitários rompidos, cujo tempo de estadia varia de 1 (um) a 6 (seis) meses de acordo com o perfil do usuário. A unidade possui capacidade de atender 30 pessoas.
-
Atitude de Rua objetiva a intervenção psicossocial e socioassistencial junto aos usuários de drogas, em especial àqueles em situação risco, de forma itinerante em espaços não convencionais (praças, escolas, bares, ruas e comunidades). Carros adaptados com uma equipe composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiro e educadores, realiza o atendimento nas principais comunidades da região. Cada unidade móvel acompanhará 50 pessoas.
Na oportunidade, Laura visitou também o Atitude Acolhimento Intensivo, localizado também no município do Cabo, que por motivo de segurança dos pacientes em tratamento, o endereço não pode ser divulgado, uma vez que em muitos casos eles são ameaçados.
