Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Feira de Conhecimento acontece na Escola de Saúde de Santo Amaro

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • 22/5/2013
  • 16h06min

Jovens da Escola de Saúde de Santo Amaro realizaram hoje (22) a primeira Feira de Conhecimento. A atividade teve como objetivo a apresentação dos trabalhos elaborados pelos alunos. O centro, que faz parte do Programa Vida Nova da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, oferece cursos profissionalizantes.

A escola que também é conhecida com Centro da Juventude de Santo Amaro realizou durante os últimos quatro meses, com mais de 400 jovens, o ciclo Educação para a Vida. Esse ciclo corresponde a ensinar os jovens como lidar com a vida. Durante esse tempo, educadores sociais abordaram pontos como o conceito do letramento, a questão da sexualidade e da exploração e abuso sexual contra a mulher. Para expor os conceitos aprendidos, os jovens realizaram apresentações onde exaltaram palavras como respeito, união, saúde, paciência e juventude.

Após a conclusão desse primeiro ciclo, os jovens irão passar para a fase dos cursos profissionalizantes. A princípio serão três cursos. São eles: redutor de danos, cuidador de pessoas idosas e orientador de trânsito. Com a conclusão, os jovens estarão aptos para o mercado de trabalho.

Laura Gomes, secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos destaca a importância da Escola de Saúde oferecer a oportunidade para os mais carentes. “ Esse é um momento vitorioso para os jovens. A nossa meta é profissionalizar todos que participam do CJ. Esses cursos atendem jovens que encontram-se em vulnerabilidade social e risco, na faixa etária de 16 à 29 anos”, afirmou.

Já Ana Glória Melcop, coordenadora da unidade falou da satisfação de comandar a Escola de Saúde. “Hoje me sinto feliz em poder contribuir na profissionalização desses jovens. Toda a equipe possui um papel importante na formação deles”. Ela ainda acrescenta dizendo, “ durante esses 4 meses conseguimos inserir 12 jovens no mercado de trabalho. Isso para nós, é muito gratificante, pois só mostra que o nosso trabalho está começando a ter o retorno esperado”, frisou.

Na Feira de Conhecimento os jovens utilizaram as músicas Paciência e Bicho de Sete Cabeças, de Lenine e Geraldo Azevedo, respectivamente. Com as músicas eles retrataram o que pretendem fazer em suas vidas. A aluna Joana D’Arc Barros, de 23 anos, falou que para ela o curso só vem valorizar a questão dos direitos humanos. “Somos todos iguais. Não devemos ter preconceito, nem discriminação. É preciso saber conviver em união e em grupo”, destacou.

-->