Profissionais da assistência social participam de capacitação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 25/1/2013
- 15h46min
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), promove qualificação de profissionais da área da Assistência Social com o objetivo de aprimorar a qualidade de atendimento dos serviços socioassistenciais ofertados à população pernambucana. Esse trabalho atende os 184 municípios mais o Distrito Estadual de Fernando de Noronha.
A Gerência de Planejamento, Projetos e Capacitação (GPPC), coordenada pela secretaria executiva de Desenvolvimento e Assistência Social da SEDSDH, executa em todo o estado o Plano de Capacitação para Assistência Social. Em 2012, cerca de 249 capacitações foram realizadas atendendo a um público de 7.842 pessoas, totalizando 3.242 horas de qualificação. Esses encontros tem o intuito de qualificar os conhecimentos dos participantes contribuindo para a política de proteção e promoção social. O plano é dividido em 10 metas. Cada uma delas possui uma carga horária entre 48 à 960hora/aula.
Para o ano de 2013, além do Plano Estadual de Capacitação, a GPPC irá coordenar o Programa de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social, o CapacitaSuas, oriundo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Esse programa irá ofertar cursos para os trabalhadores dos serviços socioassistenciais no âmbito do SUAS na perspectivas de atender às capacitações prioritárias do Governo Federal. Ele será executado por Instituições de Ensino Superior. Devido ao trabalho que Pernambuco já vem desenvolvendo, o estado conseguiu a chegar a um patamar de 2.250 metas a serem atendidas pelo CapacitaSuas.
Laura Gomes, secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, destaca a importância do trabalho da GPPC. “ Os programas de capacitações que a nossa gerência vem desenvolvendo ao longo desses anos, só traz benefícios à população pernambucana. São com essas capacitações que podemos qualificar os profissionais da assistência social. Dessa forma eles poderão prestar um serviço de qualidade”, destaca a secretária.
O plano de capacitação também tem o foco voltado na implementação da gestão do trabalho do SUAS e na educação permanente dos profissionais da assistência social. A Gerência de Planejamento, Projetos e Capacitação coordena cursos de capacitações de Ensino a Distância (EAD). Dessa forma possibilita acesso ao conhecimento e a democratização da informação, qualificando os profissionais que desenvolvem ações/atividades na área da Política de Assistência Social e outros cidadãos que tenham interesse em conhecer as ações e programas do sistema.
Paula Vanusa, gerente da GPPC diz que a aceitabilidade do EAD, é significativa. “Todos os meses abrimos inscrições para duas turmas. Inicialmente começamos com 40 pessoas, hoje já temos turmas entre 60 e 80 participantes”, ressaltou. Ela ainda acrescenta que ao final da conclusão do curso, cada pessoa recebe seu certificado.
Para os interessados as inscrições das capacitações ficam abertas no site do Sistema de informação e Gestão da Assistência Social (Sigas), www.sigas.pe.gov.br.
