Ações do Plano Viver sem Limite vão ser fortalecidas em Pernambuco
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 20/2/2013
- 14h58min
Por determinação de Laura Gomes, secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, João Rocha, superintendente estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência, está articulando parceria com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República para fortalecer as ações estratégicas do Plano Nacional Viver sem Limite em Pernambuco. Nesta quarta-feira (20), o gestor da SEAD recebeu o consultor da SDH – PR para PE, AL e SE, Anderson Correia, para tratar do apoio que o Executivo estadual vai dar à União durante os próximos meses. A reunião, que foi realizada na sede da SEDSDH, contou com a participação de Rose Maria, superintendente de Comunicação e Projetos Especiais, e Niedja Guimarães, chefe da Gabinete da pasta.
O gestor da SDH – PR cumpre agenda nos municípios pernambucanos para divulgar e monitorar as ações em execução do Viver sem Limite, que visa implementar novas iniciativas e intensificar àquelas que, atualmente, já são desenvolvidas pelo governo em benefício das pessoas com deficiência. Trata-se de um conjunto de políticas públicas estruturadas em quatro eixos: Acesso à Educação; Inclusão social; Atenção à Saúde e Acessibilidade. Para fazer as ações do plano chegarem ao público final, Anderson Correia realizará, até o mês de agosto, oito visitas técnicas as cidades pernambucanas consideradas polos em suas regiões. O cronograma contempla, entre outras cidades, Goiana, Caruaru, Garanhuns, São José do Egito, Salgueiro e Petrolina.
Com o apoio do Governo do Estado, a ideia é que a SEDSDH fique responsável por facilitar a interlocução com os gestores municipais e na articulação de reuniões com os conselhos e entidades ligados ao segmento das pessoas com deficiência. Assim que as reuniões forem realizadas, os participantes vão ter a oportunidade de conhecer melhor o Viver sem Limite, compartilhar experiências e tirar dúvidas de como acessar os recursos do Governo Federal para a área. “Estamos prontos para apoiar o consultor da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República no que for necessário. Assim como pensa a secretária Laura Gomes, o que nós queremos é que as condições de vida das pessoas com deficiência mude pra melhor em nosso Estado”, frisou João Rocha.
O Governo de Pernambuco realizou a adesão ao plano no ano passado, durante solenidade de abertura da XII Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. O evento contou com a presença da ministra-chefe da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, Maria do Rosário.
Investimento – Os recursos do Governo Federal para o Plano Viver sem Limite poderão ser usados por estados e municípios em ações diversas como o transporte escolar acessível; a adequação arquitetônica de escolas públicas e instituições federais de ensino superior; ampliação da oferta de vagas para habilitação e reabilitação em clínicas terapêuticas; elaboração e publicação de protocolos e diretrizes clínicas de várias patologias associadas à deficiência; centros tecnológicos para a formação, em nível técnico, de treinadores e instrutores de cães-guias; centros de Referência, com a finalidade de oferecer apoio para as pessoas com deficiência em situação de risco, como extrema pobreza, abandono e isolamento social.
