Projeto Olinda em Ação aborda tema da Pessoa com Deficiência
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 20/2/2014
- 11h15min
A SEAD (Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência) órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e à Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos está participando do Projeto Olinda em Ação, iniciativa que visa a movimentar a população em torno de temas como Direitos Humanos, igualdade de gêneros, combate às drogas, além da prestação de serviços gratuitos.
a assistente social Renata Maia e o coordenador do Vem Livre Acesso, Eduardo Costa, estiveram na escola Coronel Valeriano Eugênio Melo, em Caixa d’Água, para falar sobre a inclusão da Pessoa com Deficiência para os alunos do 2º ano do ensino médio.
Renata apresentou o trabalho desenvolvido pela SEAD na articulação e promoção da Política Estadual da Pessoa com Deficiência e deu dicas de convivência, explicando a terminologia correta para se referir à pessoa com deficiência. Formas de abordar e oferecer ajuda a essa população também foram temas contemplados pela assistente social.
Eduardo fez um apanhado acerca do cartão Vem Livre Acesso que desde o início do ano substitui a carteira de livre acesso para evitar fraudes. Ele explicou os critérios para ser contemplado pelo benefício de gratuidade no transporte público na Região Metropolitana do Recife e as punições aplicáveis a quem tenta burlar as regras. Eduardo também repassou orientações de como solicitar a carteira a fim de que os estudantes possam ser multiplicadores das informações de forma a beneficiar ainda mais pessoas com deficiência.
Demonstrando disposição para a missão a eles confiada, os estudantes participaram das palestras e fizeram muitas perguntas. Ao longo da semana, a equipe da SEAD continua participando do Projeto e vai abordar temas como esportes e saúde da mulher com deficiência, entre outros.
