Encontro Regional de Grupos Populacionais iniciou agenda em Recife
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 01/10/2015
- 21h29min
Como parte da Agenda de encontros Regionais de Grupos Populacionais, que contam com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Recife sediou o primeiro ato desta edição, realizado na Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), na última sexta-feira (25). Direcionado a secretários e coordenadores municipais do Programa Bolsa Família e lideranças comunitárias, o objetivo é esclarecer o processo do Cadastro Único para inserção de povos tradicionais e população de rua nos programas de assistência social do Governo Federal. “Nosso intuito é capactar essas pesosas para que elas façam a inserção correta dos grupos populacionais no sistema, para que o Cadastro Único seja utilizado como é de direito destas pessoas”, disse Carmen Gomes, coordenadora estadual do Cadastro Único e Bolsa Família e organizadora do evento.
Considerados populações duplamente invisíveis, os povos tradicionais (ciganos, povos de terreiros, indígenas e quilombolas) e em situação de rua, enfretam a invisibilidade social advinda do preconceito e da falta de oportunidades, o que demanda a realização de eventos como este, para que os municípios estejam engajados e façam a adesão necessária ao processo do Cadastro Único, como forma de contribuir com as orientações devidas aos mesmos. “Para ampliar o alcance do projeto, precisamos identificar esses povos, para efetivar o cadastro e dar propriedade às pessoas”, comentou o secretário Executivo de Segmentos Sociais (SESS), Sérgio Moura.
Além de integrantes da SESS, servidores da Executiva de Assistência Social (SEAS), também participaram do encontro. “Queremos criar essa parceria para levar informação às pessoas e sensibilizar a população sobre esse direito”, destacou Mãe Elsa – Integrante da SESS.
As atividades da parte da tarde foram conduzidas por uma equipe da Celpe, com a intenção de informar e esclarecer os pontos referentes à Tarfifa Social de Energia Elétrica, que já é o segundo Programa mais solicitado pela população, ficando atrás apenas do Bolsa Família.
Os Encontros Regionais de Grupos Populacionais ainda acontecem nos múnicípios de Granhuns, no próximo dia 28 e, Salgueiro, dia 30.
