Propostas para área de cidadania se destacam nos seminários do Todos Por Pernambuco
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 24/3/2015
- 08h44min
Cidadania é um dos temas que mais desperta o interesse dos pernambucanos, em busca de criação, manutenção e o aperfeiçoamento de políticas públicas voltadas para as áreas de acessibilidade, capacitação profissional para jovens, atendimento aos idosos, enfrentamento à homofobia e o fortalecimento da política de cofinanciamento, com o objetivo de ampliar a cobertura e manutenção dos serviços e a garantia dos repasses de recursos para os mesmos.
Foi isso o que se viu nessa segunda rodada dos seminários regionais Todos Por Pernambuco, realizada entre os dias 19 e 21 de março, em três regiões de desenvolvimento distintas: Floresta (Sertão de Itaparica), Afogados da Ingazeira (Sertão do Pajeú) e Arcoverde (Sertão do Moxotó). No total, mais de 200 propostas e sugestões foram apresentadas e deverão ser analisadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e suas secretarias executivas.
"Percebe-se que, apesar de regiões distintas, com características específicas, as preocupações das comunidades são semelhantes. Foram apresentadas ideias muito expressivas e interessantes para a área de cidadania, mas também pôde-se constatar que é muito forte as questões voltadas para a manutenção e ampliação de políticas públicas", afirmou a secretária executiva do Sistema Socioeducativo e Fortalecimento dos Conselhos, Lidyane Lopes.
Para ela, que participou das três salas temáticas de Cidadania, nessa rodada de seminário, o que mais lhe chamou a atenção foram as reivindicações voltadas às questões de políticas públicas para o setor rural e para as mulheres. "Recebemos propostas muito interessantes, que deverão ser criteriosamente analisadas pelo conjunto do governo Paulo Câmara", previu.
O secretário executivo de Políticas para a Criança e Juventude, João Suassuna, disse que as temáticas voltadas à cidadania são sempre muito evidenciadas durante os seminários do Todos Por Pernambuco. "As discussões são muito produtivas e o governo consegue coletar propostas muito boas", resumiu.
Ele disse que os encontros regionais servem como espaço de articulação que favorece o estreitamento dos contatos entre o Estado e os municípios e o diálogo entre o poder público e a população, o que possibilita a construção e fortalecimento de redes de trabalho.
Na visão da secretária de Articulação Social, Olívia Soares, muito mais do que receber sugestões, nesses seminários o Estado e a SDSCJ podem identificar as vulnerabilidades regionais e construir planos de ações direcionadas.
A próxima rodada de seminários do Todos Por Pernambuco acontecerá depois da Semana Santa, no período de 09 a 11 de abril, nos municípios de Surubrim (Agreste Setentrional), Garanhuns (Agreste Meridional) e Caruaru (Agreste Central).
