Conselheiros tutelares homenageados em Poção
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 16/2/2016
- 13h52min
Mais de 200 pessoas, das quais 173 são conselheiros tutelares eleitos em outubro de 2015, de 41 municípios pernambucanos, se reuniram na tarde desta sexta-feira (12), no município de Poção, localizado no Agreste pernambucano, para celebrar o Dia Estadual de Mobilização e Fortalecimento dos Conselheiros Tutelares de Pernambuco. A data foi instituída pelo Governo do Estado em homenagem aos três conselheiros tutelares assassinados no dia 6 de fevereiro de 2015.
A solenidade foi promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) no Centro Catequético Paroquial de Poção, cidade onde ocorreu a chacina. O secretário Isaltino Nascimento representou o governador em exercício, Raul Henry. Ele destacou o papel e a relevância do trabalho desenvolvido pelos conselheiros tutelares e também lembrou que os Conselhos Tutelares são órgãos necessários para fortalecer e aprimorar o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes e, por isso, precisam de apoio.
"O grau de responsabilidade de vocês é muito grande e nem sempre os conselhos contam com o apoio necessário das prefeituras. Funcionam sem condições físicas adequadas e sem a estrutura necessária", disse Isaltino. Ele ressaltou a necessidade de fortalecer a atuação dos conselheiros e o apoio da SDSCJ, por meio da Gerência de Fortalecimento dos Conselhos Tutelares e Municipais de Direito (GFC) da Secretaria Executiva do Sistema Socioeducativo e Fortalecimento dos Conselhos (SESSFC) nesse sentido.
ETAPAS – O evento foi dividido em alguns momentos. No primeiro, o secretário Isaltino Nascimento, o prefeito do município, Padre Cazuza, e representantes de entidades ligadas aos conselheiros fizeram pronunciamentos, relembraram a chacina dos conselheiros de Poção, José Daniel Farias Monteiro, Lindenberg Nóbrega de Vasconcelos e Carmem Lúcia da Silva e de uma idosa que também viajava ao lado deles. Eles enfatizaram a necessidade da união dos conselheiros no trabalho cotidiano.
Em seguida, houve a entrega da placa "Amigo do Conselho Tutelar" aos familiares dos três conselheiros assassinados ano passado; à ex-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (CEDCA/PE), Jaciara Arruda (in memoriam); ao prefeito de Poção, Padre Cazuza; à Escola de Conselhos, representada por Humberto Miranda; ao Fórum Colegiado Nacional dos Conselheirs Tutelares (FCNTC); e à Associação Metropolitana de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares de Pernambuco (AMCONTEPE).
Depois, os presentes saíram em caminhada pelas ruas do município até a sede do Conselho Tutelar de Poção, onde foram colocadas as fotografias dos conselheiros assassinados. Por fim, seguiram até o Memorial do Conselheiro Tutelar, construído pela prefeitura no Alto do Cruzeiro, onde os participantes fizeram orações e uma reflexão do papel que desempenham na sociedade.
"Foi um evento para homenagear os mártires e também para sensibilizar a sociedade sobre a importância da atuação dos conselheiros tutelares na garantia dos direitos de crianças e adolescentes e para evitar que fatos como o ocorrido no dia 6 de fevereiro de 2015 voltem a acontecer", resumiu o secretário Isaltino Nascimento.
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) organizou o evento por meio da Secretaria Executiva do Sistema Socioeducativo e Fortalecimento dos Conselhos (SESSFC), e contou com a parceria da Prefeitura de Poção, da Associação Metropolitana de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares de Pernambuco (AMCONTEPE), do Fórum Colegiado Nacional dos Conselheiros Tutelares (FCNCT) e da Escola de Conselhos de Pernambuco.
