Programa PE no Batente forma 180 beneficiários, em mais uma turma
NOTÍCIAS- 08/7/2016
- 11h34min
Em mais uma formatura, o Programa PE no Batente confirmou o compromisso com sua proposta de inclusão produtiva, na formatura de uma turma com 180 beneficiários, em cursos de capacitação profissional de sete segmentos de mercado, no último dia 30 de junho. A solenidade aconteceu no Centro Social Urbano (CSU) da Imbiribeira – onde os cursos de refrigeração, beleza e estética, confeitaria, auxiliar administrativo, recepcionista, corte e costura, bordado e customização formam ministrados. "O CSU é a estrutura física que utilizamos para a realização dos cursos que compõem o Programa. É a sede da aprendizagem dos nossos beneficiários", explicou Áquila Melo – Gerente Geral de Informação da Assistência Social.
A Gerência faz parte da Executiva de Assistência Social (SEAS), que integra a pasta de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão do secretário Isaltino Nascimento. “Conversando com os formandos, perguntei se a expectativa deles tinha sido alcançada e fui alegremente surpreendida pela resposta de que foi superada. Isso é o que nos deixa mais felizes”, completou Áquila.
O PE no Batente realiza a formação de moradores das comunidades da Ilha de Deus, Vila da Imbiribeira e seu entorno e tem como alvo pessoas (jovens e adultas) em situação de pobreza e vulnerabilidade e risco social.
"Para mim, o Programa é uma oportunidade única de aprender e estabelecer o início das mudanças na nossa vida. Aqui, descobri que tenho habilidade para trabalhos administrativos e pretendo seguir em frente, me aprimorando e buscando mais oportunidades no mercado”, disse Danielly Paulino, de 24 anos.
Para a realização do trabalho de qualificação profissional, o Programa conta, também, com a parceria da Cooperativa de Trabalho em Consultoria e Serviços Técnicos (Coonsult), que tem à frente Wagner Andrade. "Apesar de já estarmos juntos em algumas edições do PE no Batente, a cada formatura sinto uma emoção diferente. A Coonsult vai fazer 10 anos de atividade e nosso presente é ver a felicidade em cada rosto de vocês. Agradeço ao Governo de Pernambuco e à SDSCJ pela confiança que nos depositam; à equipe técnica, que trabalha com dedicação e compromisso em projeto que muda as vidas das pessoas. E parabenizo, principalmente, a vocês, pela perseverança em seguir sonhos e buscar alternativas de vida, levando os cursos a sério e trabalhando com afinco, até o último instante.”
Durante o ato, os formandos apresentaram aos presentes peças produzidas por eles e expostas por meio de desfile, como a confecção de roupas, peças bordadas e bolos decorados – tudo produzido pelos alunos durante a realização dos respectivos cursos.
O secretário Isaltino Nascimento prestigiou os formandos e iniciou seu pronunciamento com uma saudação especial à Coonsult, por ser um dos parceiros de maior destaque para a realização do PE no Batente. Ele ressaltou a necessidade de as pessoas procurarem se profissionalizar, em função dos momentos mais difíceis que o País tem enfrentado na economia e na política. “Além de trazer as felicitações do governador Paulo Câmara pela formatura, desejo a cada um de vocês que deem continuidade a seus projetos, vencendo desafios.”
O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude também fez uma saudação especial à equipe técnica do Programa, aos instrutores dos cursos e à beneficiária Iracema de Oliveira – a única mulher a fazer parte da turma de refrigeração, com outros 24 homens: “Já ouvi que Iracema mora distante do CSU, mas sempre foi a primeira a chegar e que é muito dedicada. Por isso que, em uma realidade machista, só posso desejar que outras ‘Iracemas’ desafiem as convenções para que a mulher ocupe ainda mais espaço na sociedade."
Participação – O ato também contou com a participação da secretária Executiva do Sistema Socioeducativo e Fortalecimento dos Conselhos da SDSCJ, Lidyane Lopes; da Gerente da Proteção Social Básica, da Executiva da Assistência Social, Sâmia Guedes; da coordenadora do Programa PE no Batente, Telma Reis; da representante da Comunidade, Nalvilha da Ilha; além dos familiares e amigos dos formandos, que fizeram questão de prestigiar mais um ato de conclusão do Programa.
A solenidade foi encerrada ao som de muito frevo, com a apresentação de integrantes do Nativos da Ilha, grupo cultural da comunidade.
