Seminário debate como as cidades devem trabalhar a acessibilidade
NOTÍCIAS- 25/8/2017
- 16h29min
Gestores de mais de 20 municípios reuniram-se, nesta quinta-feira (24), no auditório da Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco), para participar do Seminário sobre Acessibilidade, dentro da Semana Estadual da Pessoa Com Deficiência. O evento teve palestra da arquiteta e especialista Ângela Carneiro, que falou sobre acessibilidade e sobre a legislação que rege o tema. A mesa de abertura contou com a presença do secretário Roberto Franca, de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), e de diversas autoridades e representantes de instituições ligadas à questão.
“Um evento que fortaleça as políticas para este segmento é válido, porque os gestores municipais precisam ser sensibilizados para tornar as cidades mais preparadas para a locomoção das Pessoas com Deficiência (PcD). Atender às necessidades dessas pessoas, realizar projetos e obras nos municípios é fundamental, como também saber aplicar os recursos da área de assistência social em benefício delas”, disse o secretário Franca. O evento teve audiodescrição e intérprete de libras.
Durante sua palestra "Acessibilidade para todos: A cidade que precisamos", Ângela salientou como as prefeituras devem trabalhar a acessibilidade de forma transversal nos setores, não apenas na comunicação e na educação, mas também nos projetos de obras da engenharia. Segundo ela o ambiente das cidades é deficiente para atender às necessidades de todos aqueles que possuem alguma deficiência ou mobilidade reduzida, como idosos e mães com bêbes.
A Semana da Pessoa com Deficiência vem sendo promovida pelo Governo Paulo Câmara através da SDSCJ. A organização é feita pela Secretaria Executiva de Segmentos Sociais (SESES), por meio da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), que articulou diretamente 16 municípios para o evento.
Ao lado de Franca estiveram presentes o secretário executivo Sérgio Moura, da SESES, e o superintendente da SEAD, Edmilson Silva, além da deputada estadual Terezinha Nunes e da presidente do Coned, Maria do Carmo. O público presente no auditório da Amupe pode
assistir também à apresentação do coral Cantando com Afeto (Associação de Famílias para o Bem-Estar e Tratamento da Pessoa com Autismo).
