Acessibilidade no Drama da Paixão em Nova Jerusalém é uma experiência exitosa
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 01/4/2014
- 15h55min
O Governo do Estado, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH e a Secretaria de Turismo, realiza durante a Semana Santa o projeto “Paixão com Direitos Humanos” a ação tem o intuito de promover acessibilidade no espetáculo da Paixão de Cristo. Além disso, técnicos da assistência social da Gerência de Proteção Social Especial de Média Complexidade da SEDSDH estarão realizando ações de combate ao abuso sexual e exploração de crianças e adolescentes e trabalho infantil.
Pela quarta vez a encenação teatral de Fazenda Nova, em Brejo da Madre de Deus, terá acessibilidade para as pessoas com deficiência. Durante os espetáculos dos dias 13, 14 e 15 de abril, intérpretes de libras, que ficarão sob a responsabilidade da SEDSDH e áudio descritores, a cargo da Secretaria de Turismo, estarão possibilitando o entendimento para os surdos e pessoas com deficiência visual a compreenderem a trajetória de Jesus Cristo.
Bernardo D´Almeida, secretário Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, destacou que “Equipe técnica receberá orientações e capacitações para trabalhar na locomoção das pessoas com deficiência ou de idosos que tenham dificuldade de acompanhar as cenas”, ressaltou.
Vale ressaltar que a fim de garantir a participação de pessoas com todos os tipos de deficiência, serão disponibilizados 10 ingressos, para pessoas surdas, 10 para pessoas com deficiência física, a mesma quantidade para pessoas com deficiência intelectual e 20 para pessoas cegas. Este último grupo foi beneficiado com o maior número de vagas porque, segundo o IBGE, 79% das pessoas com deficiência em Pernambuco não enxergam ou têm baixa visão.
A Sociedade Teatral Fazenda Nova disponibilizou 150 convites que serão distribuídos entre pessoas com deficiência para assistirem o Drama da Paixão nos dias 13, 14, e 15 de abril, cabendo 50 bilhetes por dia. As inscrições, que começam amanhã (02), devem ser realizadas por meio da Ouvidoria de Direitos Humanos, pelo 0800.081.4421. Já as pessoas com deficiência auditiva, as inscrições podem ser feitas pelo e-mail ouvidoria@sedsdh.pe.gov.br.
