Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ações estratégicas do Governo do Estado chegam ao CSU Afrânio Godói em março

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • 07/2/2013
  • 10h41min

Representantes de várias secretarias de governo visitaram nesta quarta-feira (06) as obras do Centro Social Urbano Afrânio Godói, localizado na Vila da Imbiribeira, no Recife. Os gestores públicos estiveram no local para conheceram as salas de aula, a quadra poliesportiva e os demais espaços das atividades. A partir do próximo mês, o imóvel, que pertence à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, vai abrigar diversas ações em prol da população. Com a iniciativa, o Governo de Pernambuco fortalece as estratégias do Programa Pacto pela Vida, contribuindo com a prevenção à violência e a criminalidade.


Assim que for entregue a comunidade, o CSU Afrânio Godói vai se tornar um espaço de referência para os moradores da Vila da Imbiribeira e Ilha de Deus, na zona sul do Recife. No local, o cidadão poderá encontrar serviços, programas e projetos nas áreas de educação, saúde, direitos humanos, assistência social, esportes e qualificação profissional. As ações que serão oferecidas devem contemplar o maior número de pessoas, já que o foco é a melhoria da qualidade de vida da população.


O gestor de Prevenção e Articulação Comunitária da Secretaria de Defesa Social, João Evangelista, adiantou quais ações pretende implantar no CSU Afrânio Godói. “Vamos desenvolver três ações pontuais junto aos moradores. A primeira faz parte do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, que combate às drogas. O segundo é o Curso de Paz, que busca propagar essa cultura ao quatro cantos do Estado. Já o terceiro tem a ver com o projeto Patrulheiros Mirim, cujo objetivo é formar, desde de pequenos, jovens conscientes em relação ao papel da polícias e do cidadão no enfrentamento a criminalidade”, disse.


No campo da prática esportiva, destaque para o Esporte pela Vida, projeto itinerante que visa atender as comunidades mais vulneráveis mapeadas pelo Governo do Estado, proporcionando atividades esportivas para pessoas de todas as idades. “Olhando para esta quadra poliesportiva já estou pensando na quantidade de atividades que poderemos trazer para este espaço. Tenho certeza que nossas ações podem dar oportunidade aos mais vulneráveis”, frisou o técnico da gerência de Esporte e Lazer da Secretaria de Esportes, Alex Sandro.


A coordenadora técnica da gerência de Proteção Social Básica da SEDSDH, Áquila Melo, que na oportunidade representou Ana Célia Farias, secretária executiva de Desenvolvimento e Assistência Social, explicou que além dessas atividades, outras já estão programadas. Ela contou que a Secretaria da Criança e Juventude vai implantar a Casa de Juventudes; a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo será responsável por desenvolver cursos profissionalizantes; a Secretaria de Planejamento e Gestão contratou uma entidade para manter relacionamento direto com a comunidade para propor ações que atendam os anseios dos moradores; enquanto a Secretaria de Articulação de Articulação Social e Regional ficará coordenado o relacionamento com outros segmentos para que possam ser contemplados no novo espaço.


Áquila Melo revelou também que a SEDSDH ficará responsável por desenvolver curso de Direitos Humanos e Mediação de Conflitos, emissão de documentação básica, através do Balcão de Direitos, além de coordenar as equipes que irão trabalhar no local.

 

Participaram da visita representes das secretarias de Educação; Defesa Social; Planejamento e Gestão; Esportes; Criança e Juventude, Articulação Social e Regional; Cultura e da entidade do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Humano – IADH. 

 

-->