Agentes de segurança penitenciária participam de curso
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 12/11/2014
- 14h58min
Dentro do plano de trabalho formulado por Humberto Inojosa, secretário Executivo de Ressocialização, obedecendo sempre as diretrizes do Pacto pela Vida, no sentido de melhorar cada vez mais as condições do sistema penitenciário de Pernambuco, e ai inclui-se a capacitação profissional dos servidores penitenciários. Para tanto, 139 candidatos participam do curso de Formação Profissional para Agentes de Segurança Penitenciária que está sendo ministrado por técnicos das áreas penitenciária, segurança e direito que acontece na Academia de Polícia Militar, quando recebem aulas teóricas e práticas, com formatura da turma em dezembro de 2014.
Na oportunidade, Humberto Inojosa falou que o curso que terá duração de três meses com 580 horas/aula tem como objetivo traçar um perfil geral sobre o Sistema Penitenciário, sua missão, organização administrativa (Secretaria, Superintendências, Gerências), normatização, relações com o Ministério Público e o Poder judiciário, as Gerências de Saúde e a Técnica Jurídico-Penal, a escola penitenciária e, por último, uma noção de ética corporativa e a relação com a cidadania.
Inojosa destacou ainda que, além do processo seletivo, a preocupação do secretário estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Bernardo D’Almeida, é a ressocialização. “Os reeducandos devem ser tratados com respeito, porque os privados de liberdade são cidadãos que se encontram sob a tutela do estado. “Eles são acima de tudo seres humanos detentores de direitos fundamentais, e nosso trabalho é ressocializá-los”, concluiu Inojosa.
