Artesanato produzido por reeducandos é comercializado em centros públicos
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 27/5/2014
- 13h27min
Reeducandos das unidades prisionais de Pernambuco estão tendo a oportunidade de expor e comercializar seus artesanatos em lojas denominadas Espaço Sustentável. A iniciativa é da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, por meio de sua executiva de Ressocialização – SERES.
Segundo Romero Ribeiro, secretário executivo da SERES, são duas lojas que ficam localizadas, uma no Shopping Paço Alfândega e a outra na Casa da Cultura. Lá os visitantes poderão encontrar peças como tabuleiro de xadrez, brinquedos, produtos decorativos para casa, toalhas de banho, entre outros artigos artesanais. Para a produção dos objetos, os reeducandos utilizam materiais como madeira, pneus, palitos de picolé, plásticos e tecidos.
Bernardo D’Almeida, secretário da SEDSDH disse que o objetivo da ação é promover a reinserção social por meio do trabalho. “A Seres investe na educação, na qualificação e na oportunidade de trabalho do reeducando, porque eles voltaram a fazer parte da sociedade, portanto deverão estar qualificados para poder ser inseridos no mercado de trabalho”, declarou.
Para o reeducando José C. Ferreira, apresentar o talento que ele possui em centros comerciais de grande circulação de pessoas, é se sentir cada vez mais valorizado. “É muito importante pra nós expor as nossas peças. Além disso, com o dinheiro que ganhamos podemos sustentar as nossas famílias”, explicou.
