Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atendimento às pessoas com deficiência é tema de capacitação em Garanhuns

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • 10/9/2014
  • 16h30min

Palestras, debates e dicas de conveniência pautadas na Convenção Internacional da ONU e na Política Estadual da Pessoa com Deficiência foram pontuadas nesta quarta-feira (10), durante a capacitação sobre atendimento às pessoas com deficiência. A ação promovida pelo Estado e que já ocorreu anteriormente nas cidades do Recife e Caruaru, reuniu 95 servidores públicos estaduais e municipais no auditório do Senai, em Garanhuns.

O evento de caráter educativo contou com acessibilidade comunicacional através de intérpretes de Libras e de audiodescrição e foi desencadeada a partir do reparo frente a uma ação judicial durante o atendimento inadequado feito por um servidor estadual ao consultor em acessibilidade e cego, Manoel Augusto Aguiar, através da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Na capacitação foram abordadas leis voltadas ao segmento da pessoa com deficiência como cotas na área de empregabilidade, vagas reservadas no estacionamento, disponibilização de espaços acessíveis com rampas e banheiros adaptados, por exemplo, entre outros direitos das pessoas com deficiência. Também foi simulando um atendimento público por meio de dinâmica interativa com os participantes.

De acordo com o servidor do Detran, Antônio Pereira, tanto os órgãos públicos quanto sociedade em geral devem trabalhar em prol de efetivar a inclusão para todos. “Acho que esse papel é fundamental e isso deve ser colocado mais para servidores públicos e também para sociedade em geral, no setor privado e escolas, para que a gente possa de fato, estar trabalhando e fazer atendimento à pessoa com deficiência de forma mais eficaz”, ressaltou Pereira.

Para a agente de trânsito de Garanhuns, Mirtis da Costa, a capacitação é um facilitador para o atendimento adequado ao público. “Achei superinteressante porque a gente vivencia muito esse tipo de situação (atender pessoas com deficiência), mas não colocamos em prática. Por isso que venho aqui para ir em busca desse tipo de informação e facilitar o dia a dia da pessoa com deficiência e de nós que somos servidores públicos”, aprovou.

A formação promovida numa parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), por meio de sua executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUHD) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), a Secretaria das Cidades, através Detran e a Compesa contou com servidores de vários órgãos como Tribunal de Contas, entidades locais, secretarias estaduais e municipais, Polícia Militar, Detran, Expresso Cidadão, Instituto de Recursos Humanos e Centro de Referência de Assistência Social. A ação foi coordenada pela Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência – SEAD. 

-->