Aulas de música no combate ao trabalho infantil
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 03/2/2012
- 13h47min
A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança. Por seu poder criador e libertador, a música torna-se um poderoso recurso educativo. Foi pensando nisso que Laura Gomes, secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, levou nesta sexta-feira (3), professores e instrutores de percussão do Movimento Pró Criança, Tarcísio Resende, para dar aula às crianças no CREAS de Paulista, localizado no centro do município.
A iniciativa envolveu 23 alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, realizado no CREAS, onde participaram primeiramente de uma palestra com filme animado sobre a importância da família e das brincadeiras no combate ao abuso infantil. Nesse Momento as crianças puderam expressar com desenhos seus desejos e sonhos futuros. Logo após, o professor e mestre Tarcísio, que também é músico do grupo SaGRAMA, juntamente com instrutores do instituto Quebra-baque, deu início às primeiras instruções para quem nunca pegou numa alfaia, popularmente conhecida como bombo, o gonguê, instrumento formado por uma campânula de ferro e um cabo que serve de apoio, ou o famoso ganzá, conhecido por seu som de chocalho, responsável pelo registro mais agudo do conjunto. Todos esses instrumentos serviram aos alunos do PETI para formarem sons de maracatu, capoeira, e ciranda.
Para Laura Gomes, a ação pode despertar as crianças a se tornaram artistas. “O gosto pela Arte vem desse tipo de iniciativa. Queremos influenciar os jovens tirando-os da situação de vulnerabilidade. Acredito que com a arte, possamos contribuir para a erradicação do trabalho infantil”, destacou.
O músico, mestre e professor Tarcísio Resende, acredita em ações como essa, uma vez que seu trabalho desenvolvido no movimento Pró-criança, visa minimizar as dificuldades vivenciadas pelos jovens carentes da RMR através de trabalhos sociais. “Trabalhar a arte por meio da músico-terapia, estimula as crianças a pensar num futuro mais digno e esperançoso, fazendo esquecerem os problemas domiciliares.
CREAS – O Centro de Referência Especializado de Assistência Social configura-se como uma unidade pública e estatal, que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto).
