Baile encerra as atividades do mês dedicado à terceira idade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 31/10/2012
- 09h05min
Um grande baile. Assim vai ser a festa de comemoração dos 18 anos do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso – CEDI-PE, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. O evento, que encerra a programação do mês dedicado à terceira idade, será realizado nesta quarta-feira (31), das 17h às 22h, no Clube dos Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Pernambuco. O tema da festa será “18 anos de luta em defesa da pessoa idosa”.
A programação, que vai contar com o tradicional corte do bolo, reúne autoridades do poder judiciário, executivo, legislativo, conselheiros municipais do idoso, além de presidentes e vices das associações ligadas ao segmento. Os convidados vão poder dançar e voltar ao passado com músicas que marcaram a juventude de todos. A iniciativa não é aberta ao público.
A presidente do CEDI-PE, Niedja Guimarães, acredita que o conselho chega a maior idade com muitos motivos para comemorar. “Ao longo desses anos foram muitas conquistas foram alcançadas. Só para citar duas, posso mencionar a criação do Fundo Estadual dos Direitos do Idoso e a elaboração do Plano Estadual de Atenção Integral à Pessoa Idosa. Essas duas iniciativas fortalecem o trabalho do conselho em prol do segmento”, disse.
Manhã de Recreação
Nesta terça-feira, o CEDI promoveu, no Parque 13 de Maio, Centro do Recife, uma série de atividades físicas voltadas para o público da terceira idade. A ideia foi chamar a atenção para a importância dos exercícios na saúde da população idosa. O evento, que faz parte das comemorações do mês dedicados aos idosos, foi aberto ao público.
Idosos de vários municípios da Região Metropolitana do Recife participaram da programação, que contou com aferição de pressão arterial, palestra sobre alimentação adequada e ginástica para os participantes. Profissionais da Escola Superior de Educação Física da UPE e da Academia das Cidades explicaram e tiraram dúvidas sobre as atividades físicas mais adequadas para os idosos realizarem em casa.
A faxineira Luzia Coelho, de 66 anos, era uma das mais animadas durante as atividades no 13 de Maio. Ela é natural de Nazaré da Mata, no interior do Estado, e estava no IMIP quando ficou sabendo da manhã de recreação física. “Vim fazer um tratamento no hospital por conta de uma dores no braço. Foi quando fiquei sabendo desse evento. Não pensei duas vezes, vim direto para aprender mais sobre esses exercícios. Estou adorando, porque não conhecia essas técnicas”, comentou.
A presidente do CEDI-PE, Niedja Guimarães, ficou satisfeita com a participação de todos. “O que mais chamou a atenção foi a grande participação das pessoas nessas atividades. Começamos com uma panfletagem aqui mesmo no 13 de Maio, depois realizamos palestras, sensibilizações. Foi uma programação completa para celebrar o mês dedicado à terceira idade”, disse.
Mês dedicado à terceira idade
A programação elaborada pelo Conselho Estadual dos Direitos do Idoso – CEDI-PE e Centro Integrado de Proteção à Pessoa Idosa – CIAPI celebrou o Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de Outubro. As atividades aconteceram na RMR e também no interior do Estado. Foram realizados seminários, palestras, visitas em unidades prisionais, panfletagem, entre outros, como forma de conscientizar e orientar essa parte da população.
