Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Câmara de Prevenção anuncia os Fóruns da Juventude

NOTÍCIAS
  • 10/10/2017
  • 12h28min

 Secretarias estaduais se reuniram, na tarde desta segunda-feira (9), para pensar ações integradas pela prevenção à violência durante a Câmara de Prevenção do Pacto Pela Vida, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da sua Executiva de Articulação Social. Presente a reunião, o secretário da SDSCJ Roberto Franca, chamou a atenção de como o trabalho de prevenção é, de certa forma, invisível para segurança pública.

“Os serviços oferecidos para jovens, como os cursos do SENAI para jovens em cumprimento de medida na Funase, ou crimes de proximidade, como briga de família e vizinhos, não são vistos pela polícia. Por isso , temos que divulgar cada vez mais nosso trabalho e focar em ações com indicadores, que qualifiquem o nosso trabalho em prevenção”, disse Franca.

Para chegar junto das comunidades a estratégia do Programa Governo Presente é começar as discussões dos fóruns pelo segmento mais vulnerável à violência: os jovens. O Fórum da Juventude será realizado em escolas de 14 bairros e irá mobilizar as entidades e coletivos juvenis do entorno. A ideia é discutir e propor alternativas para o enfrentamento à violência nestes locais, com altos índices de criminalidade.

“O caminho encontrado para montar os Núcleos de Cultura de Paz nas escolas é realizar os fóruns, onde os próprios jovens sejam multiplicadores e depois mediadores. Para isso, começamos, na próxima semana, com reuniões preparatórias nas escolas para só depois realizar os Fóruns da Juventude, em novembro e dezembro de 2017”, disse Conceição Costa, coordenadora de Ações Integradas da Seart. O fórum é uma parceria da Secretaria Estadual de Educação com as executivas da SDSCJ: de Políticas para Criança e Juventude (SEPCJ) e de Articulação Social (SEART).

PAUTA – A Câmara de Prevenção Social, que integra o Pacto pela Vida, trouxe para os 40 representantes das secretarias estaduais, nesta segunda-feira (9), esclarecimentos sobre o trabalho da prevenção de Acidentes por Transporte Terrestre (ATT) realizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SEE), com o Detran e a Operação Lei Seca (OLS) da Polícia Militar .

Sandra Souza, gerente de Vigilância da DANT (Doenças e Agravos Não Transmissíveis), falou sobre a estratégia de prevenção de acidentes e promoção da saúde da Secretaria Estadual, ao monitorar as vítimas de hospitais da rede de emergência do Estado, por meio das unidades sentinelas. “A análise das informações é feita pelo Sistema de Informação sobre ATT e disponibilizada para os órgãos que trabalham a educação e prevenção de acidentes”, disse Sandra. Depois o tenente coronel Baggeti, falou sobre o trabalho de prevenção e redução de acidentes, da Operação Lei Seca, uma ação integrada da Polícia Militar,  Detran- PE e SEE.

Participaram da Câmara de Prevenção, coordenada pela SEART, representantes das executivas da SDSCJ (SEPCJ, SEART, SESES, SEPOD), as estaduais de Educação, Agricultura e Reforma Agrária (Sara),  Meio Ambiente e Sustentabilidade, Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (SEMPETQ) e de Saúde; além da Prefeitura do Recife, pela Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional do Recife.


-->