Camarote da Acessibilidade no desfile do Galo da Madrugada
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 09/2/2013
- 14h43min
Pelo terceiro ano consecutivo, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, disponibilizou, durante o desfile do Galo da Madrugada, um espaço totalmente adaptado para as pessoas com deficiência. O camarote, que foi montado na Av. Dantas Barreto, no foco da folia, proporcionou aos foliões brincar com segurança e comodidade. A iniciativa faz parte do projeto “carnaval com Direitos Humanos 2013”.
A secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Laura Gomes, e seu executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes, recepcionaram, desde cedo, os deficientes visuais, cognitivos e motores que chegavam para ver o Galo passar. A superintendência estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência – SEAD, que ficou responsável por pela organização do espaço, contabilizou que cerca de 250 pessoas estiveram, neste sábado de Zé Pereira (09), no camarote.
O superintendente da SEAD, João Rocha, explicou que outras quatro cidades (Olinda, Ipojuca, Vitória de Santo Antão e Bezerros) vão contar com estruturas semelhante a montada no desfile do maior bloco carnavalesco do mundo. Todos os camarotes possuem rampa de acesso sinalizada, corrimão, banheiros adaptados e o serviço de audio-descrição, além de materiais educativos em braile. Neste ano, a animação ficou por conta da Banda Segnos, composta apenas por deficientes visuais.
A titular SEDSDH, Laura Gomes, agradeceu a presença de todos e revelou que o trabalho da pasta que coordena é incentivar o debate em torno da participação efetiva do segmento da pessoa com deficiência nas festividades culturais do Estado. “Mais uma vez cumprimos o compromisso de montar um camarote como este no Galo da Madrugada. Acreditamos que este é um espaço muito importante para o segmento, pois é aqui que se consegue fazer valer a inclusão social, sempre ouvindo as necessidade e demandas dessa tão importante parcela da população”, disse.
Participaram da folia no camarote da acessibilidade, o representante da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos da Presidência da República, Anderson Correia, a presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Mozana Cavalcanti, a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, e Niedja Guimarães, chefe de Gabinete da SEDSDH.
Neste ano, o maior bloco carnavalesco do mundo, homenageou o Rio São Francisco, o “Velho Chico”.
