Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Centro da Juventude de Santo Amaro oferece atividades nos sábados

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • 11/2/2011
  • 14h47min

 

O Programa Vida Nova, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), vem oferecendo aos jovens do Centro da Juventude (CJ) de Santo Amaro mais um dia de funcionamento. Agora aos sábados, eles poderão participar de atividades culturais, esportivas e de lazer. O local vai funcionar a partir das 7h30 às 13h, eles ainda terão direito a café da manhã e almoço para os integrantes.

A ação tem por objetivo ocupar os jovens também durante os sábados, assim os mesmos terão mais tempo para se ocupar com lazer. E a iniciativa tem por meta diminuir os índices de violência nas comunidades mais carentes, promovendo a integração dos alunos e fortalecendo o papel da instituição. Segundo o coordenador do CJ de Santo Amaro, João de Oliveira, a ideia principal é promover um sábado recreativo. A intenção é torna o sábado parte da grade curricular oferecida mas, sem obrigatoriedade. “Queremos que os jovens venham participar das atividades dos sábados não porque são obrigados, mas sim porque se sentem motivados a adquirir outras formas de conhecimento”, declarou.

O primeiro sábado de funcionamento foi dia 13 de março que contou com a presença de cem jovens. Miguel Augusto, 21 anos, entrou no Centro no ano passado e faz o curso de Construção Civil. Segundo ele, é importante que o CJ ofereça atividades que preencham o tempo livre. “Foi muito bom porque também foi um momento de lazer. Essas atividades fazem com que possamos conviver mais em grupo”, afirmou.

Serão oferecidas diversas oficinas de artesanato; música; xadrez; damas; tênis de mesa; capoeira; vôlei e internet. Para os jovens que têm filhos o local vai disponibilizará um espaço voltado para acolher crianças de 0 à 10 anos, onde elas poderão participar de atividades lúdicas. O bairro de Santo Amaro antes do Pacto pela Vida era um dos que tinham o maior índice de violência e o Governo do Estado através dessa ação conseguiu diminuir o número de criminalidade.

Os Centros da Juventude atendem jovens de 16 a 29 anos em situação de vulnerabilidade Social. Eles são qualificados profissionalmente procurando atender a demanda do mercado de trabalho das comunidades em que vivem. Esportes e cultura também fazem parte do dia a dia dessas pessoas.

 

-->