Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Certificados do PE no Batente são entregues aos 200 beneficiários

NOTÍCIAS
  • 08/5/2017
  • 09h30min

A solenidade de entrega dos certificados do Programa de Inclusão Produtiva – Pernambuco no Batente foi realizada na noite dessa quinta-feira (27/04), no Centro Social Urbano Afrânio Godoy (CSU), no bairro da Imbiribeira, Recife. A expressão de dever cumprido era perceptível no rosto dos 200 beneficiários do programa, que fizeram a qualificação em oito áreas e exibiram seus produtos durante o evento.

Além das apresentações de dança do Nativos da Ilha e da orquestra de câmara Anjo Luz, uma das integrantes do curso de Administração, Maria Eduarda Silva, cantou a música “Campeão” de Jamily, emocionando a todos presentes no evento. O programa PE no Batente é coordenado pela Executiva de Assistência Social da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ).

O secretário da SDSCJ, Roberto Franca, esteve na solenidade de formatura junto com a equipe de gabinete e das secretárias executivas da SDSCJ, Socorro Araújo e Anelena Almeida. Durante seu discurso o secretário Franca destacou a importância do programa para Pernambuco. Com foco no empreendedorismo e na economia solidária, o Programa realiza qualificação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social.

“Ver uma experiência como esta, bem sucedida, no Estado é rara. Vocês superaram as dificuldades em um cenário de crise nacional e no Estado, e estão prontos para enfrentar a concorrência do mercado de trabalho e gerar renda para vocês e seus familiares”, disse Franca.

Presente na Feira do Empreendedor, realizada pelos beneficiários no CSU na última terça-feira (25), Roberto Franca lembrou que a SDSCJ tem muitos outros programas, com perfis diferenciados, para atender este e outros segmentos da sociedade, mas ressaltou que o PE no Batente é estratégico, pois trabalha o desenvolvimento de competências (técnicas e sociais) e a inserção da população de baixa renda no mercado de trabalho.

Muitos formandos já formaram seus próprios negócios ou vão incrementar as vendas como é o caso de André Francisco, 49, que fez o curso de Serigrafia e conseguiu uma vaga apenas após uma desistência. “A qualificação foi melhor do que eu esperava. Não encontrei um curso como este no mercado privado e aqui aprendi de graça a técnica que precisava para ampliar o negócio que tenho com minha mulher em Olinda”, disse André.

CURSOS – Residentes de outros municípios e das comunidades da Ilha de Deus, Vila da Imbiribeira e entorno, no Recife, os 200 formandos se dividiram entre os cursos de Mecânica de Auto, Refrigeração, Bordado Manual e Customização, Auxiliar Administrativo, Corte e Costura, Serigrafia, Doces Finos e Salgados e Beleza Estética.

Tem alunos que retornam ao CSU para aprender outras habilidades, como é o caso da aluna Iracema Oliveira que ano passado se qualificou em Refrigeração e, desta vez, se formou em Mecânica. Moradora do Cabo de Santo Agostinho, Iracema agora é responsável pela principal fonte de renda da família. “Chego a ganhar até R$ 3000, com consertos em refrigeração. O deslocamento é longo pra vir de casa até aqui estudar, mas vale a pena e já indiquei para amigas o curso.

Os cursos tiveram a duração de 200 horas/aula, no período da noite. Durante quatro meses, além da qualificação profissional e produtiva, os participantes puderam participar do terceiro módulo de qualificação social, com aulas de cidadania, direitos humanos, ética, meio ambiente e elevação da escolaridade.

Apenas no Centro Social Urbano Afrânio Godoy, já foram capacitados mais de 2.000 empreendedores, desde 2013. No CSU ele é executado exclusivamente pelo Governo do Estado, por meio da Cooperativa de Consultores e Serviços Técnicos – Coonsult.. No Estado, o PE no Batente está presente nas 12 Regiões de Desenvolvimento (RDs) de Pernambuco e funciona em parceria com 49 prefeituras municipais.

-->