Coletiva informa ações da SEDSDH no São João de Caruaru 2012
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 24/5/2012
- 16h51min
Laura Gomes, secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), concedeu entrevista coletiva hoje, na casa do Governo Presente em Caruaru, no Agreste do Estado, quando anunciou as ações que serão realizadas pela SEDSDH em parceria com a prefeitura daquele município, durante os festejos da capital do forró de 02 a 30 de junho.
Laura informou que este ano o tema será “São João dos Direitos Humanos” dando ênfase a campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, que vem com a temática – Assuma seu papel! Mais responsabilizAÇÃO. Durante os festejos, técnicos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) estarão percorrendo hotéis e restaurantes, com o objetivo de fortalecer a campanha contra a exploração sexual. Também serão realizadas oficinas de Direitos Humanos de segunda a sexta-feira, à tarde, para estudantes da rede pública e familiares de pessoas com deficiência. Para cadastramento e capacitação de voluntários entre moradores da cidade, as pessoas interessadas devem ligar para o número: xx 81 3719-2955 ou ir para Casa do Governo Presente, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, nº 400 – Maurício de Nassau – Caruaru/PE.
No que se refere ao combate ao crack e outras drogas, o Programa Atitude disponibilizará técnicos para atuarem no pólo descentralizado de Caruaru, divulgando o Programa e os Serviços que ele oferece para prevenção ao uso de drogas, além do Stand do PROCON que será montado no pátio, quando, ficais irão vistoriar o comércio e ambulantes, além de orientar os consumidores.
De acordo com Laura Gomes, secretária da SEDSDH, de quita-feira a domingo, à noite, começa a funcionar o Camarote da Acessibilidade que disponibilizará de 900 vagas e a grande novidade ficará por conta das 100 vagas para demanda espontânea com inscrições feitas via ouvidoria pelo telefone 0800.081.4421 da SEDSDH.
Ainda segundo Laura, as Associações do Grande Recife via SEAD, contarão com 160 vagas e as Associações de Caruaru com 340 vagas, ao logo do mês. Serão disponibilizadas 40 vagas para funcionários com deficiência da SEDSDH/POP e outras 40 para o conselho da pessoa idosa. As restantes deverão ser utilizadas por outros municípios, conforme articulação da SEAD/CONED.
A previsão é receber no Camarote da Acessibilidade pessoas com deficiência das cidades de Bezerros, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe, São Caetano, Altino, Agrestina, Garanhuns, Rio Formoso, Riacho das Almas, Surubim, Limoeiro, Olinda, Recife, Vitória de Santo Antão, Abreu e Lima, Camaragibe, São Lourenço da Mata e até dos municípios da Paraíba e de Alagoas. A maioria dos convidados são articuladores de forma democrática por Associações ligadas ao Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência. CONED.
O camarote tem posição privilegiada em relação ao acesso e ao acompanhamento de shows do palco principal do Pátio do Forró. Os principais anfitriões caruaruenses são ligados às Associações locais, parcerias do Projeto: a APODEC – Assoc. dos Portadores de Deficiência de Caruaru, a ACACE, Associação dos Cegos de Caruaru, ADCC, Associação dos Cadeirantes de Caruaru e da Associação dos Surdos de Caruaru (ASSC).
A realização do Projeto “São João com Direitos Humanos”, constitui uma ação estratégica de sensibilização educativa para a população pernambucana, principalmente da região do Agreste Central, em relação à defesa da igualdade de direitos entre cidadãos, enfatizando o segmento das pessoas com deficiência neste contexto. A SEDSDH já realizou o Camarote da Inclusão no Galo da Madrugada, no Recife e o Projeto “Paixão pela Acessibilidade”, garantindo equipamentos de áudio descrição para cegos e libras para surdos poderem assistir a Paixão de Cristos, de Nova Jerusalém, ambos por 2 anos e no Recife pela 1° vez em 2012.
O principal objetivo desse evento é o de ampliar a visibilidade de ações inclusivas que garantam as pessoas com deficiência, acesso com segurança e autonomia a espaços públicos, como eventos tradicionais de nosso calendário turístico e cultural.
