Comunidade de Cajueiro Seco recebe 1º Coletivo de Direitos
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 07/8/2014
- 15h28min
Moradores da localidade de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, tiveram a oportunidade de assistir palestras, receber orientação sobre os direitos básicos do consumidor, além de ter acesso a oportunidades de trabalho durante o Coletivo de Direitos, realizado pela Estação Governo Presente. A iniciativa aconteceu ontem (6), pela primeira vez no município, na Escola Alzira da Fonseca Breuel, Cajueiro Seco.
Ampliar o número de encontros sistemáticos que oferecem serviços e orientações às comunidades mais vulneráveis é o objetivo dessa ação. Quase 200 pessoas, entre estudantes e moradores da região, assistiram palestras sobre a prevenção ao uso nocivo de álcool e outras drogas, apresentada pelo Programa de Atenção Integral aos Usuários de Drogas e Familiares (Atitude). O Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (PROCON) orientou e tirou dúvidas da população do bairro sobre os direitos básicos para a saúde, segurança e informação dos consumidores.
Empreendedorismo e empregabilidade foram os temas abordados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE), por meio do Projeto de Incentivo ao Desenvolvimento ao Empreendedor Individual e Autônomo (IDEIA). O objetivo deste é capacitar, orientar e apoiar a comercialização de produtos e serviços de profissionais autônomos.
Oportunidades – Dezenas de adolescentes e jovens foram encaminhados ao serviço de qualificação oferecido pelo Programa Coletivo Coca-Cola. A proposta do Instituto Coca-Cola é possibilitar aos jovens de comunidades de baixa renda acesso ao mercado de trabalho.
“Oferecemos cursos de varejo, logística e produção para jovens de 15 a 30 anos que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio.” Explica o analista de campo do Coletivo Coca-Cola, Rafael Antonio da Silva. E quem foi em busca de primeiro emprego na área de telemarketing, pôde ser entrevistado pelos representantes da Contax, Robson Dias e Carla Gusmão. O pré-requisito do candidato para fazer parte da seleção é ter acima de 18 anos, com ensino médio completo e noções básicas de informática.
