Conclusão de cursos profissionalizantes do PE no Batente
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 11/12/2013
- 10h56min
O Centro de Inclusão Produtiva (CIP) – Pernambuco no Batente, vem promovendo ações para a inserção dos indivíduos no mercado de trabalho, contribuindo assim, para o processo de emancipação social dessas pessoas, diminuindo a dependência de programas e benefícios dos Governos Federal, Estadual e Municipal, gerando trabalho e renda.
Um total de 365 pessoas receberam o certificado dos cursos de corte e costura; bordado industrial; serigrafia; encanador; customização; áudio, vídeo e fotografia; culinária regional e comutaria; e beleza e estética, oferecidos pelo PE no Batente.
A primeira a receber o certificado das mãos do gerente do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, Joelson Rodrigues, foi Adriana Rufino da Silva, aluna de Corte e Costura. Já Gerônimo de Sá Barreto Filho, 40 anos, casado, pai de um filho, estava radiante por receber o seu diploma de eletricista. Segundo ele, já trabalha no ramo, o curso veio a acrescentar, por agora vai ampliar seus horizontes, trabalhando nos bairros de Boa Viagem, Piedade e Candeias.
A dona de Casa Valdelene Henrique de Lima, 57 anos, divorciada, três filhos, formou em culinária regional. Valdelene que tem como objetivo cursar a faculdade de gastronomia, disse que com esse curso ela já vai aprimorar o que já faz, que é confecção de doces e salgados para festas.
Joelson Rodrigues, que na ocasião representou Laura Gomes, secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, destacou a importância da iniciativa, que tem como proposta a valorização do aprendizado adquirido pelos jovens. “Não basta só oferecer o curso. É preciso incentivar o que está sendo produzido. Aqui eles estão tendo a oportunidade de mostrar artigos confeccionados através do que aprenderam. Esse é o propósito do PE no Batente, fazer com que as pessoas gerem renda própria para no futuro não depender de programas de governo”, declarou.
Estiveram presente no evento, além da gerente da Proteção Social Básica, Rafaela Viana; a coordenadora estadual do Programa Pernambuco no Batente, Áquila Melo; o presidente da Coonsult, empresa executora do programa, Wagner Andrade; e a coordenadora do CSU da Imbiribeira, Nilza Baltazar.
