Conferência debate política da pessoa com deficiência
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 20/11/2015
- 17h04min
Durante os dias 23 e 24 de novembro será realizada a 5ª Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Cerca de 250 delegados eleitos nas conferências municipais realizadas em 2015 participam da programação, preparada em parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) por meio da Superintendência Estadual de Apoio a Pessoa com Deficiência (SEAD) e com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONED-PE).
A 5ª Conferencia da Pessoa com Deficiência acontece no Centro de Formação e Lazer (CFL) do Sindsprev-PE, no bairro da Guabiraba, no Recife, e tem como tema “A política da pessoa com deficiência e seus desafios na transversalidade”. O principal objetivo do encontro é possibilitar que o Estado se aprofunde de todas as temáticas inerentes à Política de Direitos Humanos, bem como eleger os delegados estaduais para 4ª Conferência Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
A Conferência terá a participação majoritária de pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual. Profissionais que trabalham dentro da temática da pessoa com deficiência também participam. O secretário da SDSCJ, Isaltino Nascimento, participa da mesa de abertura do encontro, assim como o presidente do Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), Flávio Henrique de Souza, que fará a palestra magna. O secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José também estará presente.
Os participantes irão se dividir em três grupos de trabalho para desenvolver propostas pertinentes às pessoas com deficiência, levando em consideração a transversalidade. Os três eixos debatidos em grupo são “Gênero, raça, etnia e a deficiência”, “Órgãos gestores e instâncias de participação social” e “A interação entre os poderes e os entes federados”.
O evento contará com recursos de acessibilidade comunicacional como a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição. A Central de Intérpretes de Libras (CIL) da SEAD garantirá a comunicação das pessoas surdas presentes na conferência. Já audiodescrição ficará por conta da Entrelinhas Comunicação Acessível, empresa apoiadora da 5ª Conferência da Pessoa com Deficiência.
SERVIÇO:
5ª Conferência da Pessoa com Deficiência de Pernambuco
Quando: 23 e 24 de novembro
Horário: 8h às 18h
Local: Centro de Formação e Lazer (CFL) do Sindisprev-PE
Endereço: BR-101, km 12, bairro da Guabiraba, Recife (entrada da comunidade Bola na Rede)
