Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CONSELHO SOBRE DROGAS REALIZA QUARTA REUNIÃO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • 21/3/2011
  • 12h52min

Conselheiros e suplentes do Conselho Estadual de Política sobre Drogas (CEPAD) se reuniram, na última quinta-feira (3), para discutir ações de repressão contra o avanço do tráfico e consumo de drogas em Pernambuco. Essa foi a quarta reunião do CEPAD. No primeiro momento do encontro, o delegado titular do Denarc – Departamento de Investigações sobre Narcóticos –, Renato Rocha, fez uma explanação sobre como a polícia vem atuando, sobretudo de 2007 para cá, na prisão de traficantes e/ou usuários de drogas. A atuação se organiza em três pilares: investigação; inteligência policial e planejamento organizacional. Ainda segundo o policial, atualmente, o crack é preferível a maconha. “Por ser, sobretudo, mais rentável que a maconha e fácil de carregar, o crack e a pasta base de cocaína estão tendo aceitação incrível na sociedade. A apreensão de maconha vem diminuindo, e a do crack só aumenta em Pernambuco”, afirmou.

Depois da apresentação do delegado, o representante da Associação Brasileira do Estudo do Álcool e outras Drogas (Abad), Gilberto Lúcio, destacou a importância de barrar, efetivamente, o funcionamento de bares próximos a estabelecimentos de ensino. “Todas as pessoas que pararam de usar crack, é porque deixaram de beber bebida alcoólica”, ressaltou. A secretaria executiva de Justiça e Direitos Humanos esteve presente na reunião através da gerente de prevenção e mediação de conflitos, Elizabete Godinho. Ela destacou a importância do conselho na elaboração de políticas anti-drogas. “O CEPAD é um espaço onde todas as esferas da sociedade podem discutir o problema em Pernambuco. Acredito no trabalho de conscientização da população que, afinal de contas, não deixa de ser dever do Estado.”

CEPAD – O Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, do Governo do Estado de Pernambuco, é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, tendo o secretário da pasta, Roldão Joaquim dos Santos, como presidente. O conselho é formado por 22 titulares e 22 suplentes, sendo um total de 44 membros governamentais e não-governamentais. Os conselheiros vão se reunir novamente dia primeiro de outubro (quinta-feira), em reunião extraordinária.

-->