Curso de “Pereirão” capacita reeducandas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 29/2/2012
- 15h00min
A Secretaria Executiva de Ressocialização – Seres, em parceria com a empresa Tigre, realizou o curso de Instalação Hidráulica e Predial, apelidado de “Pereirão”, uma referência a personagem Grizelda, da novela Fina Estampa, exibida pela Rede Globo. A iniciativa beneficiou 100 reeducandas da Colônia Penal Feminina do Recife.
Na oportunidade, as alunas aprenderam a manusear equipamentos hidráulicos e elétricos. “Com este curso, as reeducandas estão aptas a resolver problemas do cotidiano, como desentupimento de pias e consertos de registros”, explicou o instrutor Rildo Cruz.
O principal objetivo desta capacitação, que durou uma semana, é criar condições favoráveis, por meio da qualificação profissional, para que as alunas sejam inseridas no mercado de trabalho quando retornarem ao convívio com a sociedade. “A missão da Seres foca três pilares: educação, qualificação profissional e trabalho. Através disso, estamos realizando a verdadeira ressocialização. A nossa meta para este ano é expandir o número de vagas oferecidas nos diversos cursos que realizamos”, explicou o secretário Romero Ribeiro.
Para a aluna Elaine Medeiros, as aulas podem significar a garantia do sustento quando estiver em liberdade. “Estou me esforçando bastante para aproveitar essa oportunidade que estou tendo. Lá fora eu quero trabalhar com o que aprendi aqui no curso”, disse. Além do aprendizado, o curso representa diminuição do tempo de permanência dentro da unidade prisional, pois 12 horas de aula valem um dia a menos na prisão.
2011
No ano passado, a Seres capacitou mais de 1,2 mil reeducandos em diversas áreas, como corte e costura, pedreiro, padaria, pintura em tecido, alimentação saudável, empreendedorismo, atendimento ao cliente, método 5S, marcenaria, artesanato em madeira e marcheteria.
Cerca de 3,5 mil vagas de trabalho foram oferecidas. A Seres firmou parceria com 15 empresas públicas e privadas, que utilizaram a mão-de-obra de reeducandos.
