Cursos para comunidades da Imbiribeira serão oferecidos pelo Pernambuco no Batente
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 22/7/2013
- 09h58min
Lembrando que há seis anos, quando o Governador Eduardo Campos assumiu o primeiro mandato, Laura Gomes, secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, na época vereadora de Caruaru, esteve acompanhando Eduardo na 1ª visita feita por ele ao Centro Social Urbano (CSU) Afrânio Godoy, para ver de perto as necessidades das pessoas da Ilha de Deus e Imbiribeira. “Hoje estou aqui para dar início ao cursos que serão oferecidos para esta comunidade”. Com essas palavras Laura deu início a aula inaugural dos cursos profissionalizantes de inclusão produtiva do Programa Pernambuco no Batente. A ação é uma parceria do BNDS (Banco Nacional do Desenvolvimento), PetroquímicaSuape, Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH) e SEDSDH, coordenado por sua executiva de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS).
No mês de abril, cerca de 20 profissionais (psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, educadores esportivos e culturais, supervisores e coordenadores) foram capacitados para trabalharem no CSU, oferecendo à população, nos turnos da tarde e noite, oito cursos profissionalizantes. Entre eles estão os de eletricista, encanador, corte e costura, serigrafia e bordado industrial. O Programa Pernambuco no Batente pretende atender cerca de 500 pessoas das comunidades de Ilha de Deus e Vila da Imbiribeira, que fazem parte do Cadastro Único (sistema que registra todos os beneficiários dos programas sociais do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Cada turma terá 30 vagas disponíveis, dessas 10% será destinada as pessoas com deficiência também vinculadas ao Cadúnico.
Laura Gomes, secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos destacou a importância de iniciar as atividades de um programa que beneficia a população carente. “O Governo do Estado tem como meta o funcionamento deste programa. Essa unidade da Imbiribeira, que irá beneficiar as comunidades da Ilha de Deus e Vila da Imbiribeira será o ponto de partida para os 41 municípios que irão ser contemplados com o Pernambuco no Batente, ainda este ano”. Ela ainda acrescenta que a gestão do programa é de forma compartilhada, isso quer dizer que, a coordenação será realizada com o apoio da comunidade.
O Pernambuco no Batente é dividido em três etapas. A primeira tem como meta a elevação de escolaridade, inclusão social, o empreendedorismo e a economia solidária. A segunda é voltada para a qualificação profissional. E a terceira dirige seu foco para a qualificação produtiva.
Estiveram presentes ao evento representantes das secretarias estaduais de Defesa Social, Planejamento, Cidades e Esporte, além das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Segurança Urbana.
