Eleições: reeducandos do Recife farão recadastramento biométrico
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 26/3/2014
- 12h14min
Bernardo D’Almeida, secretário estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos designou o secretário executivo de Ressocialização, Cel. Romero Ribeiro, esteve reunido ontem (25), com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral/PE, desembargador José Fernandes de Lemos e com o assessor especial de Segurança do TRE, Cel. Sebastião Gondim. O encontro teve por objetivo finalizar os detalhes para o recadastramento biométrico de 600 reeducandos aptos a votar nas próximas eleições e que encontram-se nas três unidades prisionais do Complexo do Curado (Presídio Juiz Antônio Luis Lins de Barros – Presídio ASP Marcelo Francisco de Araújo – Presídio Frei Damião de Bozzano) e na Colônia Feminina do Recife.
Para Romero Ribeiro, a proposta é não retirar os presos das unidades prisionais. “Temos o cuidado de atender os reeducandos para que os que têm direito ao voto faça cumprir seu direito. Sabemos que são poucos que têm esse direito, por isso realizamos um trabalho de conscientização para que eles votem, já que eles a opção de não votar”, declarou. Já o secretário Romero Ribeiro, destacou que nas eleições de 2010, cerca de 1,1 mil reeducandos votaram em seções montadas dentro dos presídios.
Somente os presos provisórios possuem direito a voto, ou seja, reeducandos que ainda não foram condenados. Mesmo assim, o voto pra eles é facultativo. O prazo para a biometria de reeducandos vai até o dia 7 de abril.
O novo sistema, que utiliza as impressões digitais para identificar o eleitor no momento do voto, será usado em 35 cidades pernambucanas. No Recife, mais de 200 mil pessoas ainda não se cadastraram. Em todo o estado, são 500 mil.
