Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresas recebem capacitação sobre empregabilidade da pessoa com deficiência

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • 29/10/2014
  • 16h57min

Representantes de 25 empresas privadas da Região Metropolitana do Recife participaram nesta quarta-feira (29) de uma capacitação no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), com o tema: “Inclusão Profissional: Caminhos para Autonomia e Cidadania das Pessoas com Deficiência”. A ação realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), por meio da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD) teve foco no desenvolvimento econômico e na autonomia da pessoa com deficiência e contou com palestras sobre marcos legais, dinâmicas, apresentação de vídeo e debates.

O principal objetivo do encontro foi discutir a importância das empresas enxergarem o indivíduo através de sua capacidade e não de sua deficiência. Para isso, o especialista da SEAD, Edmílson Silva, ministrou palestra sobre dicas de convivência e quebras de paradigmas pautados na Convenção Internacional da ONU sobre às pessoas com deficiência. “Nós conseguimos neste encontro coletivo trazermos informações que estávamos fazendo individualmente em cada empresa. Então para nós o caminho é esse. Não é só encaminhar o currículo para a empresa, mas sim, conhecer a vaga que está oferecendo e conhecer o desenvolvimento que a pessoa com deficiência está tendo na instituição e isso só é possível com aproximação corpo a corpo”, reforçou Silva.

Outros temas trabalhados no encontro por membros da SEAD foram a Política Estadual da Pessoa com Deficiência, acessibilidade estrutural, comunicacional e atitudinal. Também participaram da atividade o auditor do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Fernando Sampaio trabalhando marcos legais como a Lei de Cotas para pessoas com deficiência e a importância do programa aprendiz com deficiência com e o consultor do Pronatec, o Roberto Tiné, que abordou o Programa Viver Sem Limites.

Explanando leis que regulamentam direitos da pessoa com deficiência, o auditor do MTE explicou que a fiscalização feita pelo Ministério está sempre respaldada na orientação, antes mesmo da multa ou punição. “A fiscalização não poderia ser apenas punitiva. Nós temos que mudar o ponto de vista dos empregadores em relação às pessoas com deficiência. Então partimos da ideia de que toda e qualquer empresa deve pensar não apenas em cumprir a Lei de Cota que já existe há 23 anos, mas efetivá-la de forma espontânea com a visão sobre a inclusão e a diversidade”, ressaltou Sampaio.

De acordo com o coordenador regional de Recursos Humanos para o Nordeste do Atacadão Supermercados, Luciano Albuquerque, o encontro foi muito bom porque esclareceu vários pontos. “Existem algumas dificuldades na empresa, mas muitas acho que é por desinformação. A gente precisa melhorar essa questão da atitude e a gente precisa melhorar nesta questão de recepção. Então, deu para tirar várias dúvidas e deu para a gente buscar conhecimento e replicar esse conhecimento na empresa para melhorar também o pensamento de nossos funcionários em relação às pessoas com deficiência”, elogiou, acrescentando haver cerca de 200 funcionários com deficiência na empresa de um total de 6 mil na regional que coordena.

-->