Estação do Governo Presente apresenta prestação de contas à comunidade
NOTÍCIAS- 14/12/2016
- 15h32min
A Estação do Governo Presente (EGP), localizada em Cajueiro, apresentou o balanço anual aos parceiros do poder público e lideranças comunitárias, que atuaram em conjunto neste ano pela prevenção à violência nos bairros de Água Fria, Alto Santa Teresinha, Beberibe, Campina do Barreto, Campo Grande e Linha do Tiro. Ao todo foram 22 homenageados, na manhã desta quarta-feira (14), que receberam um certificado de reconhecimento entregue pelas mãos da coordenadora da EGP Maria da Conceição Duarte.
“O evento de hoje é o reconhecimento do Programa Governo Presente por todos aqueles que executaram ações na luta pela paz e pela cidadania. O Governo Presente atuou de forma integrada com a comunidade e o poder público local, das áreas de saúde, educação e polícia militar,” disse a coordenadora Conceição, também moradora da comunidade do Chié, em Campo Grande.
Dois Unidos – O Tenente Coronel Ronaldo (11º BPM), ao receber a homenagem da EGP, ressaltou a importância do trabalho do Governo Presente (GP), ao integrar a comunidade e a segurança, no Plano Emergencial de Segurança de Dois Unidos. Após a mediação da Estação houve uma queda de 70% nos homicídios no bairro. “O 11º BPM atua numa área com 31 bairros (AIS 5), que inclui Dois Unidos. Neste bairro, após o plano emergencial, ficamos sem homicídios, por 120 dias, no segundo semestre de 2016”, disse TC Ronaldo.
O Plano Emergencial de Dois Unidos rendeu outras boas iniciativas na comunidade como a Caminhada pela Paz, com participação de 600 pessoas em setembro de 2016, e a criação de um Núcleo de Cultura de Paz, formado por 25 estudantes da Escola Professor José dos Anjos, outra homenageada do evento. O Núcleo realizou atividades de contra turno escolar, com palestras e oficinas educativas, e uma feira cultural com a participação de 350 multiplicadores, que englobam educadores, alunos e pais.
Números – A EGP Cajueiro realizou ao todo seis Redes de Cidadania. Ao todo foram mais de 8000 atendimentos em serviços nas ações de impacto e com 1600 participantes em 36 ações educativas no Dialogando Cultura de Paz nas escolas públicas. Além disso, o Núcleo de Mediação de Conflitos de Cajueiro realizou 180 orientações, 425 atendimentos, 134 encaminhamentos para órgãos competentes e 111 mediações concluídas.
Braço social do Pacto Pela Vida, o Governo Presente é um programa de prevenção à violência nas áreas com altos índices de vulnerabilidade ou CVLI (crimes violentos letais e intencionais). O programa integra ações de várias secretarias estaduais, municipais e parceiros privados, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Executiva de Articulação Social. O programa possui sete Estações do Governo Presente (EGP) localizadas em Recife (Afogados, Cajueiro, Santo Amaro, Ibura), Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Petrolina.
