Estado capacita mais de 180 servidores em Arcoverde
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 16/9/2014
- 16h17min
A cidade de Arcoverde, no Sertão pernambucano, recebeu nesta terça-feira (16), a quarta capacitação realizada no Estado com o tema “Orientação para o atendimento às pessoas com deficiência no serviço público de Pernambuco”. Destinada a servidores públicos estaduais e municipais, a atividade tem foco no debate sobre os direitos da pessoa com deficiência, através de normas em vigor, dicas de convivência, acessibilidade comunicacional e estrutural, entre outras informações.
Antes de chegar ao Sertão, onde reuniu 190 pessoas nesta terça-feira, entre bombeiros militares, servidores do Detran, Compesa, secretarias municpais e outros, a capacitação foi promovida no Recife, Caruaru e Garanhuns, levando informações a mais de 350 pessoas. Ainda esta semana o treinamento atenderá também os servidores de Petrolina, na próxima quinta-feira (18); e de Salgueiro, na sexta-feira (19).
Parabenizando a iniciativa, a secretária de Assistência Social de Arcoverde, Patrícia Padilha, ressaltou a relevância da busca constante por mais aprendizado. “Esse encontro é inovador porque a causa da pessoa com deficiência é nobre e nó precisamos ir em busca disso, porque se nós temos direitos, às pessoas com deficiência também os têm”, destacou a gestora.
De acordo com o servidor do Detran, de Afogados de Ingazeira, Renato Rabelo, o repasse de conteúdo sobre os direitos da pessoa com deficiência é fundamental e auxilia no atendimento público. “É muito importante para informar, porque muitas pessoas ainda têm preconceitos e esse curso está conscientizando os órgãos e os servidores do Estado no atendimento ao público”, elogiou.
A capacitação é realizada por meio de uma ação conjunta entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), por meio de sua Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUHD) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), além da Secretaria das Cidades, através Detran e a Compesa. A atividade é coordenada pela Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência – SEAD e desencadeada a partir do reparo frente a uma ação judicial durante o atendimento inadequado feito por um servidor ao consultor em acessibilidade e cego, Manoel Augusto Aguiar, e acordada através da (PGE). A atividade ocorre sempre a partir das 8h e todos os participantes têm direito a certificados.
