Estado capacita servidores públicos para o atendimento à pessoa com deficiência
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 25/8/2014
- 16h05min
Mais de 150 servidores estaduais e municipais participaram durante esta segunda-feira (25), de uma capacitação focada na ‘orientação para atendimento às pessoas com deficiência de Pernambuco’. O evento aconteceu no auditório do Banco Central, no bairro de Santo Amaro, no Recife, e contou com a presença de representantes de vários órgãos estaduais, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal Regional do Trabalho, das prefeituras do Recife, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Nazaré da Mata, Goiana, Igarassu, Paudalho e Cabo de Santo Agostinho. A capacitação faz parte da programação da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, realizada até 28 de agosto em todo o Estado.
A formação é a primeira de uma série de seis que serão realizadas em outros municípios pernambucanos como Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro e Petrolina até o final de setembro. A iniciativa tem caráter educativo, tendo sido desencadeada a partir do reparo frente a uma ação judicial durante o atendimento inadequado feito por um servidor estadual ao consultor em acessibilidade e cego, Manoel Augusto Aguiar.
Através do entendimento entre a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e o próprio Aguiar, chegou-se à conclusão de que havia o interesse comum na realização de um evento voltado à melhoria da qualificação dos servidores públicos para fins de atendimento às pessoas com deficiência. Depois do acordo, o Estado se comprometeu, através da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência – SEAD, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), a estruturar e realizar as formações enquanto o consultor se comprometeu a participar da qualificação, ministrando palestras.
“Não é uma questão meramente técnica, e sim humana. Por termos dificuldade de conviver com as diferenças é necessário que estejamos o tempo todo buscando superar essas diferenças. Trata de direito da pessoa com deficiência e o modo de como deve ser a interação entre todos, de modo que a gente possa prestar um serviço público melhor”, ressaltou o corregedor da PGE, César Caula.
Segundo o secretário Executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes, o diálogo entre o Estado e Aguiar foi fundamental para a elaboração da capacitação expandida para vários órgãos distintos do Estado. “A partir desta compreensão mais ampla e mais larga do desprendimento dele, é que nos traz aqui. Ele não buscava simplesmente uma reparação pecuniária, mas uma reparação para não permitir que novas situações como essa ocorressem”, pontuou, durante a mesa de abertura, também formada pelo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, Fábio Farias; pela superintendente estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência, Rose Maria, da psicomédica do Detran, Juliana Guimarães, além de César Caula.
De acordo com a gerente de RH do Tribunal de Justiça de Pernambuco TJPE, Maria do Carmo, ser multiplicadora da capacitação é compromisso de todos. “Nós como gestores temos a responsabilidade de sermos multiplicadores tanto na aplicação da lei, como nas questões atitudinais, mas é importante também mostrarmos isso para nossos servidores porque é muito comum às pessoas não saber como agir com as pessoas com deficiência”, reforçou.
As capacitações iniciadas segunda são realizadas numa parceria conjunta entre a Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SEDSDH) por meio da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), a Procuradoria Geral do Estado (PGE), a Secretaria das Cidades por meio Detran e a Compesa. Todos os participantes da capacitação têm direito a certificados.
