Experiências Exitosas em Direitos Humanos e Promoção Racial em Pernambuco é destaque no Nordeste
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 14/2/2014
- 11h29min
Gestores de Igualdade Racial do Nordeste estiveram em Recife, reunidos no auditório da Universidade Católica de Pernambuco – Unicap, onde participaram de oficinas para nivelamento das ações de enfrentamento ao racismo e prevenção de violências, ministrada por representantes d Sistema Nacional e Estadual de Promoção da Igualdade Racial.
Segundo Jorge Arruda, coordenador do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Racial – CEPIR, os gestores puderam conhecer experiências exitosas, fruto de parceria entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Direitos Humanos – SEDSDH, e CEPIR, nas áreas da prevenção da violência, no combate à Homofobia, enfrentamento ao racismo, sempre obedecendo as diretrizes do Pacto pela Vida, além de participarem de curso de matrizes africanas.
A pedido das comunidades tradicionais de terreiros de Pernambuco, que são reconhecidas pelo Governo Federal e Governo Estadual, pelo decreto 6040, como espaços sagrados e de produção de saber notório Saber, mais de 70 alunos de terreiros de Recife e área metropolitana, inscritos no primeiro curso de 360h, em língua e cultura yorubana e a aplicabilidade da Lei 10.639-03, que versa sobre a cultura e a história de povos africanos, trazidos ao Brasil, no período escravocrata. O ineditismo do curso, é que são babalorixás e yalorixás, juntos com doutores, mestres, professores, pesquisadores, e alunos de pós-graduação de várias faculdades, sobretudo da Unicap.
