Fenearte promove interpretação de Libras e audiodescrição para pessoas com deficiência
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 07/7/2014
- 18h19min
Garantindo acessibilidade às pessoas com deficiência visual ou auditiva, a Feira Nacional de Artesanato (Fenearte) realizou várias sessões guiadas por meio de audiodescrição e pela Língua Brasileira de Sinais (Libras). A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), órgão ligado Executiva de Justiça e Direitos Humanos ocorre há quatro anos e atendeu 45 pessoas nesta edição com transporte até o Centro de Convenções em Olinda, além da acessibilidade comunicacional.
Durante as sessões especiais encerradas nesta segunda-feira (7), os visitantes puderam perceber a diversidade cultural da feira por meio de detalhes, descrições e ainda, através da Libras, o que fortalece e coloca em prática a Politica Estadual da Pessoal com Deficiência e oportuniza a participação desses visitantes no evento.
“Eu acho que não tem ninguém mais apaixonada por audiodescrição do que eu, porque eu sempre mendigava para alguém vir comigo, mas nunca tinha ninguém que quisesse vir”, desabafou a servidora pública, Ana Cláudia.
Quem também aprovou a ação do Governo do Estado foi a visitante com deficiência visual, Teresinha Ribeiro, 73 anos. “Dá para perceber a riqueza de tudo que está acontecendo em nossa volta. Eu acho fantástico este trabalho”, enalteceu, ressaltando já ter participado de outras ações semelhantes realizadas pela SEAD como a audiodescrição da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém.
Gratuidade – Apesar das sessões de audiodescrição e Libras terem chegado ao fim, a Fenearte segue até o dia 12 de julho com entrada gratuita às pessoas com deficiência. Para o acesso é preciso apenas apresentar algum documento de identificação que comprove esta condição.
