Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Franca ressalta a importância da mediação de conflitos

NOTÍCIAS
  • 11/7/2017
  • 12h24min

Experiências de mediações comunitárias de conflitos foram debatidas e compartilhadas, nesta terça-feira (11), no seminário promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Executiva de Articulação Social (SEART), no auditório Dom Hélder Câmara, no Bloco A da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).
“A mediação de conflitos é a forma inteligente que as comunidades têm para solucionar os pequenos problemas, evitando a via judicial, que é muito mais burocrática e demorada. É uma prática do exercício da cidadania”, afirmou o secretário Roberto Franca (SDSCJ), na abertura do evento, que tem como parceiros a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife e Unicap.
“Vamos buscar aperfeiçoar e disseminar esse conjunto de experiências que serão trocadas aqui”, disse Roberto Franca, ressaltando a necessidade de se priorizar o trabalho voltado para a cultura de paz, o fortalecimento e empoderamento das comunidades para que elas possam exercer plenamente a cidadania e procurar resolver os seus conflitos com diálogo.
A SDSCJ, por meio da Seart, oferece gratuitamente o serviço de mediação institucional de conflitos. Atende, prioritariamente, as populações de baixa renda, com problemas de conflitos familiar, de vizinhança e relações de consumo. No período 2015/2016, foram realizadas mais de 2.000 mediações, com resultados satisfatórios para as partes envolvidas.
Os casos para mediação chegam até as Estações do Programa Governo Presente através de procura voluntária dos envolvidos. Mais de 90% dos casos são resolvidos no local, com o auxílio dos mediadores.
Atividades – Pela manhã, o evento contou com palestra do professor Carlos Eduardo Vasconcelos, seguida de debates. À tarde, foram apresentadas experiências de mediações de conflitos realizadas por instituições e núcleos comunitários, a exemplo do Programa Mediação Institucional do Programa Governo Presente (SDSCJ/Seart), do Programa Mediação de Conflitos, do Núcleo de Justiça Comunitária de Casa Amarela, do Tribunal de Justiça, do Programa Mediação de Conflitos do Compaz/Prefeitura do Recife, da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, do Projeto de implantação de núcleos comunitários da ONG Cáritas, dos Núcleos Comunitários de Nova Descoberta e do Ibura.
Presenças – Pela manhã, na abertura do seminário estiveram presentes, além do secretário Roberto Franca: o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico; a promotora de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Sineide Barros; a secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna; o representante do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Bruno Arraes; e a representante do conselho gestor do Instituto Humanitas/Unicap, professora Valdenice Raimundo.

-->