Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Funase e UFPE debatem o sistema socioeducativo em Pernambuco

NOTÍCIAS
  • 27/9/2016
  • 15h15min

Buscando estreitar laços com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNASE) participou de um seminário no Campus Recife da UFPE, na manhã desta terça-feira (27). Com o tema “UFPE e Funase: Abordagens sobre a Socioeducação em Pernambuco”, o evento reuniu professores e estudantes da instituição, além de gestores públicos e técnicos da Funase, para dar o pontapé inicial rumo à construção de melhorias para o sistema socioeducativo.
A Funase integra a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob o comando de Isaltino Nascimento. O objetivo do seminário é apresentar as ações da Funase e identificar, em diálogo com a UFPE, as possibilidades de respostas da comunidade acadêmica.
O presidente da Funase, Moacir Carneiro Leão, salientou, na mesa de abertura,  que o sistema socioeducativo necessita sempre de instituições e pessoas que possam contribuir com o atendimento dos adolescentes em privação e restrição de liberdade. “O evento marca o início de um trabalho em conjunto com a UFPE e acreditamos que podemos colher bons frutos desta nova parceria”.
Além do presidente da Funase, estavam presentes o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro; a vice-reitora, professora Florisbela Campos; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Maria Christina de Medeiros Nunes, entre outros professores da UFPE. Também prestigiou o evento a secretária executiva do Sistema Socioeducativo e Fortalecimento dos Conselhos, Lidyane Lopes. 
O reitor Anísio Brasileiro agradeceu a confiança ao presidente da Funase por requisitar o conhecimento social da Universidade para contribuir com a Fundação. “Importante uma solidariedade entre as instituições para traçarmos pesquisas e pensarmos políticas públicas para quem está mais desprovido de oportunidades, mudando o destino dos jovens que cometeram atos infracionais”.  
Programação – Antes dos pesquisadores apresentarem seus programas e projetos na UFPE que dialogam com o socioeducativo, a diretora de Planejamento e Orçamento,  Zed Gueiros, traçou um panorama sobre a Funase. A diretora apresentou o perfil dos adolescentes, a proposta pedagógica e os quatro eixos adotados nas unidades: Saúde; Educação; Enfrentamento ao Crack e outras drogas e Profissionalização, Cultura e Lazer.
Durante o evento, que seguiu até o meio-dia, ocorreu o pré-lançamento do livro “Educar ou Punir? – a realidade da internação de adolescentes no Estado de Pernambuco”, uma parceria entre a Unicef, o Centro Dom Hélder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec ) e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Política da Criança e do Adolescente (Gecria/UFPE).

-->