Gerência de Monitoramento e Avaliação (GMA) divulga balanço após um ano de
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 18/3/2011
- 11h58min
A gerente de Monitoramento e Avaliação (GMA) da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), Regina Alcoforado e equipe, participam até o dia 24 de novembro, nas 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado (RD’s), de reuniões com o objetivo de apresentar o balanço das ações acompanhadas em um ano de atividade das Gerência Regional da Assistência Social (GRAS).
O trabalho das GRAS consiste no monitoramento sistemático de todos os programas, projetos e benefícios concedidos pelo Estado ou pelos municípios no âmbito da assistência social. A partir desse acompanhamento, são geradas informações que contribuem para os ajustes dos planos municipais da assistência ofertados à população em situação de vulnerabilidade social e risco.
Durantes as reuniões, a equipe da Gerência de Monitoramento e Avaliação discute com os gestores de todos os municípios da região os aspectos positivos e negativos na execução dos programas sociais da SEDSDH naquela cidade. Desta forma, as ações da assistência são acompanhadas diariamente, o que permite canalizar melhor os recursos e ampliar a quantidade de beneficiados em cada programa. De acordo com Regina Alcoforado, a implantação das GRAS “faz com que o Estado fique mais perto dos municípios, além de ajudá-lo a enxergar e entender a real situação das ações da assistência social”.
Outro objetivo das reuniões é apresentar o diagnóstico elaborado com relação as diretrizes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) respeitadas pelos municípios nos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) em quesitos, como: equipe técnica (número de profissionais suficientes), horários de atendimentos (compatível com o local) e localização (se está inserido numa área de vulnerabilidade social), etc.
No dia 4 deste mês, a GMA divulgou os resultados das ações nos municípios de Salgueiro, no Sertão Central, em Ouricuri, no Sertão do Araripe, e em Limoeiro, no Agreste Setentrional. Já no dia 5, os dados analisado foram apresentados em Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, e em Arcoverde, no Sertão do Moxotó.
Na ocasião, os gestores foram informados sobre os índices de serviços prestados a população pelo CRAS e pelo CREAS. Além disso, eles tiveram conhecimento dos números alcançados pelos programas de Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Inclusão Produtiva.
Hoje (10/11), Regina Alcoforado e equipe continuam as visitas nas cidades de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, e Palmares, na Zona da Mata Sul do Estado.
CRONOGRAMA DE REUNIÕES NOS MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS:
12/11 – Região Metropolitana do Recife – Reunião na Capital.
12/11 – Agreste Meridional – Reunião em Garanhuns.
17/11 – Zona da Mata Norte – Reunião em Carpina.
17/11 – Sertão de Itaparica – Reunião em Belém de São Francisco.
24/11 – Agreste Central – Caruaru.
