Gestão pernambucana do Programa Bolsa Família é referência fora do país
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 29/11/2011
- 16h13min
Sob a coordenação de María Elena Zepeta, ministra do Programa de Bonificação da Família de Honduras, uma comitiva de dez técnicos estiveram ontem nos municípios de Bom Jardim, no Agreste Setentrional, e Gravatá, Agreste Central, com o objetivo de conhecer o modelo adotado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos na condução do Programa Bolsa Família – PBF. Durante dois dias, os representantes do governo daquele país terão a oportunidade de conhecer os trabalhos que a SEDSDH vem realizando dentro do Programa Bolsa família em Pernambuco.
João Francisco de Lira e Ozano Brito Valença, respectivamente, prefeito de Bom Jardim e Gravatá mostraram aos visitantes os trabalhos que vem sendo realizados naqueles municípios dentro do PBF, dentre eles os Centros de Inclusão Produtiva, de Referência de Assistência Social – CRAS, e de monitoramento de frequência escolar.
Já María Elena Zepeda, que na ocasião chefiou a delegação hondurenha, falou que a visita a Pernambuco tem como objetivo conhecer as experiências do Programa que a cada dia cresce tirando as pessoas da extrema miséria. Ela ressaltou que a comitiva veio buscar os resultados positivos do Brasil para implantar em Honduras, oferecendo as pessoas necessitadas do seu país capacitação e consequentemente organização através de cooperativas como acontece no Brasil.
Segundo Laura Gomes, secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, hoje eles conheceram a realidade da Assistência Social do Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Eles estiveram na Escola Municipal Paulo Freire, localizada no Engenho Camaço, zona rural de Jaboatão; o CRAS, onde é feito o acompanhamento das famílias, e na coordenação municipal do PBF e Cadastro Único. Laura disse que Pernambuco vem socializando as experiências de gestão descentralizada e do acompanhamento das famílias no cumprimento das condicionalidades do PBF.
Encerrando a visita, eles participaram de reunião no auditório da SEDSDH, quando conheceram outras ações da pasta, inclusive as de enfrentamento às drogas, inclusão produtiva e proteção às vítimas de ameaças de morte. Clodoaldo Silva, secretário executivo de Coordenação da Gestão, apresentou com detalhes todos os Programas que a SEDSDH desenvolve no Estado.
