Governo de Pernambuco participa de atividade do Programa Estadual de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos
Destaques- 25/9/2025
- 15h48min
Foto: Divulgação/SJDH
O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, esteve presente, na última sexta-feira (12), no Terreiro das Salinas, em mais uma ação do Programa Estadual de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos de Pernambuco (PPDDH/PE). O Programa é uma iniciativa conjunta dos Governos Federal e Estadual e, em Pernambuco, está vinculado à pasta da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, sendo executado pelo Instituto Ensinar de Desenvolvimento Social.
A Secretaria de Justiça foi representada pela secretária executiva de Direitos Humanos, Gláucia Andrade, e pela gerente de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos,Laís Cabral. O encontro teve como objetivo promover um espaço de escuta voltado a Defensores e Defensoras de Direitos Humanos, trazendo ao debate pautas de militância, além do contexto de ameaças e vulnerabilidades enfrentadas por comunidades acompanhadas pelo PPDDH/PE.
Em sua fala, Gláucia Andrade destacou a relevância de garantir que as narrativas sejam apresentadas diretamente pelos próprios Defensores:
“Enquanto Estado, acompanhamos e monitoramos os casos. Mas quando cada situação é narrada por quem a sente na pele, a força da história ganha um eco ainda maior. Essas vozes não falam apenas de si, mas das comunidades pelas quais lutam diariamente”, afirmou.
A atividade contou ainda com a participação do Centro de Apoio de Defesa da Cidadania do Ministério Público de Pernambuco, da Defensoria Pública Estadual, do Centro Indigenista Missionário, do Conselho Regional de Psicologia, do Conselho Regional de Serviço Social, da Comissão de Direitos Humanos da ALEPE, de representações do Escritório para a América do Sul do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), do Conselho Estadual de Direitos Humanos, do Departamento de Antropologia da UFPE, do Projeto Malungo, do Instituto Federal de Pernambuco, entre outros parceiros.
Junto ao Conselho Deliberativo do PPDDH/PE, essas instituições poderão contribuir com intervenções e processos de acompanhamento, fortalecendo a proteção e a promoção dos direitos daqueles coletivos que ali estiveram presentes.
