Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo do Estado celebra o Ano Internacional dos Afrodescendentes em Pernambuco

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • 29/8/2011
  • 14h42min

Representando as sete secretarias de governo com assento no Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnicorracial, Niedja Guimarães, chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, representando Laura Gomes, secretária da SEDSDH, e Jorge Arruda, secretário executivo do CEPIR, recebem o presidente da Fundação Cultural  Palmares-MinC, Eloi Ferreira, para uma série de atividades em comemoração ao Ano Internacional dos Afrodescendentes da ONU em Pernambuco. As solenidades estão programadas para os dias 30, 31 de agosto e 1º de setembro.

Durante os três dias, Eloi Ferreira, que representa a ministra da Cultura, Ana Holanda, terá a oportunidade de conhecer as ações afirmativas desenvolvidas pelo Governo do Estado. O ponto alto das atividades é a entrega do “Certificado Saber Notório” às comunidades tradicionais de Terreiros. O evento será realizado nesta quarta-feira (31), às 14h30, no auditório Tabocas do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Na ocasião, Niedja Guimaraes e Jorge Arruda irão certificar cerca de 500 terreiros da Região Metropolitana do Recife, Mata Norte e Sul do Estado. Além de abrir a terceira turma do curso de formação para Sacerdotes e Sacerdotisas de Religiões de Matriz Africana, Afrobrasileira e Indígena. A iniciativa conta com a parceria da Faculdade Funeso.
 

PROGRAMAÇÃO: 

 

 

Dia 30 de Agosto 

1 – Atividade:

Visita ao Curso de Formação para as Comunidades Tradicionais de Terreiros – Sacerdotes e Sacerdotisas de Religiões de Matriz Africana, Afrobrasileira e Indígena – Decreto 6040/07.   

Local – Faculdade Funeso.

Hora – 18h.   

 

2 – Atividade:  

Coroação da Rainha do Maracatu Encanto da Alegria. Participação do presidente da Fundação Cultural Palmares-MinC na atividade do NCAB-PCR e do Maracatu Encanto da Alegria.

Local – Pátio do Terço, Centro – Recife.

Hora – 19h.  

 

3 – Atividade: 

Visita ao projeto Terça Negra da MNU de Pernambuco.

Local – Pátio de São Pedro, Centro – Recife.

Hora – 21h.  

Dia 31 de Agosto  

 

1 – Atividade: 

Seminário de Nivelamento para Secretários e Gestores de Cultura do Estado de Pernambuco, com o tema “A Cultura como Veículo da Erradicação da Miséria e Programas de Fortalecimento da Política de Ações Afirmativas e Diversidade – no MinC.

Local – Teatro Arraial – Rua da Aurora – Boa Vista.

Hora 09h às 12h.  

 

2 – Atividade: 

Entrega de Certificado “Saber Notório” às Comunidades Tradicionais de Terreiro da Região Metropolitana, Mata Norte e Sul do Estado; e Abertura da terceira turma de formação de Sarcedotes e Sacerdotisas de Religiões de Matriz Africana, Afrobrasileira e Indígena.

Local – Auditório Tabocas do Centro de Convenções de Pernambuco.

Hora – 14h30 às 17h30.  

 

3 – Atividade: 

Celebração Afro Inculturada.

Local – Cruz do Patrão – Resistência e Ancestralidade, no Porto do Recife, Recife Antigo – Recife.

Hora – 18h30.  

 

4 – Atividade: 

Celebração à Ancestralidade – Tambores Falantes – Oriki e cantos Sagrados à Jurema e Umbanda.

Local – Cruz do Patrão – Resistência e Ancestralidade, no Porto do Recife, Recife Antigo – Recife.

Hora – 19h30.
  

 

Dia 1º de Setembro: 

1 – Atividade:
Grupo de Trabalho para a Promoção da Igualdade Racial da Assembleia Legislativa de Pernambuco e Ações Afirmativa no Legislativo.

 

-->