Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo do Estado e Assembléia Legislativa de Pernambuco no enfrentamento às drogas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • 13/10/2011
  • 19h33min

Fortalecer as ações de enfrentamento às drogas. Foi com este objetivo que Laura Gomes, secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, recebeu nesta quinta-feira (13), em seu gabinete, o deputado estadual Aluísio Lessa. A proposta é aproximar os poderes executivo e legislativo no combate à problemática.

“Precisamos mostrar o trabalho que vem sendo feito pelo Governo do Estado no enfrentamento às drogas para fortalecer as ações com mais recursos. Essa iniciativa do deputado Aluísio Lessa foi muito positiva porque consolida a linha de pensamento do governador Eduardo Campos de trabalho integrado”, frisou Laura Gomes.

Só neste ano, a SEDSDH já investiu mais de R$ 5 milhões em ações de enfrentamento às drogas. Um dos pilares deste trabalho é o Programa Atitude – Atenção Integral aos Usuários de Drogas e seus Familiares. Atualmente, ele já é realidade nos municípios do Caruaru, no Agreste, e em Recife e Jaboatão dos Guararapes na Região Metropolitana. A cidade do Cabo de Santo Agostinho será a próxima a ser contemplada.

Segundo Rafael West, gerente de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, que também esteve presente à reunião, para o próximo ano a expectativa é dobrar o valor dos recuursos que vem sendo gasto em 2011, superando os R$ 10 milhões. Ainda segundo ele, a proposta é que as ações do Atitude sejam ampliadas, possibilitando a interface permanente com outras políticas pública, como a saúde, educação e esporte. 

Durante a reunião, o deputado Aluísio Lessa explicou que a Assembléia Legislativa de Pernambuco também está atenta à problemática das drogas. “Nos próximos dias estaremos finalizando a análise do Plano Plurianual – PPA, que corresponde ao investimento que o executivo propõe para cada área. Nós deputados precisamos ver também a questão das drogas com todos os olhares”, destacou.

Como funciona o Programa Atitude? – O Atitude Acolhimento e Apoio consiste na modalidade de casa de passagem, com funcionamento 24h, sendo um espaço de acolhimento a usuários de drogas e os seus familiares. A capacidade é de 30 atendimentos durante o dia e 10 no período da noite.
 
Já o Atitude Acolhimento Intensivo é um espaço de proteção integral intensivo 24h para usuários de drogas com vínculos familiares e comunitários rompidos, cujo tempo de estadia varia de 1 (um) a 6 (seis) meses de acordo com o perfil do usuário. A unidade possui capacidade de atender 30 pessoas.

Enquanto o Atitude nas de Rua objetiva a intervenção psicossocial e socioassistencial junto aos usuários de drogas, em especial àqueles em situação risco, de forma itinerante em espaços não convencionais (praças, escolas, bares, ruas e comunidades).  Três carros adaptados com uma equipe composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiro e educadores, realiza o atendimento nas principais comunidades da região. Cada unidade móvel acompanhará 50 pessoas.

-->