Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo do Estado faz trabalho preventivo nas ruas do V8 e V9

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • 29/1/2013
  • 16h34min

Por determinação de Laura Gomes, secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, profissionais da SEDSDH estiveram nesta terça-feira (29), nas principais ruas das comunidades do V8 e V9, em Olinda, para alertar os pais de família em relação aos cuidados que devem tomar com os próprios filhos durante o Carnaval. Assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais visitaram residencias, escolas e pontos comerciais para explicar aos moradores de que forma eles podem contribuir com a redução das violações de direitos neste período de folia. O trabalho de sensibilização porta a porta, que contou com o apoio da Prefeitura de Olinda e do Conselho Tutelar do município, faz parte das ações preventivas do projeto “Carnaval com Direitos Humanos 2013”.


A principal orientação dada os moradores esteve relacionada aos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, trabalho infantil e uso indevido de drogas. A coordenadora técnica da gerência de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Silma Paula Azevedo, deu dicas de como os pais podem proteger as crianças e adolescentes. “Sabemos que no Carnaval muitas pessoas saem de casa para brincar e levam os filhos para a folia. Infelizmente, essa é uma atitude que não deve ser tomada. Recomendamos que os menores permaneçam em casa, nunca sozinhas, mas, com alguém da família ou vizinhos. Assim, será possível evitar que elas passem por algum tipo de situação indesejável”, afirmou.


A gestora, que representou a titular da gerência, Lioniza Santos, durante a ação, também orientou a população a denunciar os casos de violações de direitos. “Caso o cidadão verifique alguma situação de abuso e exploração sexual, trabalho infantil e uso indevido de drogas pode ligar para a Ouvidoria da SEDSDH pelo fone 0800.081.4421 ou para o Disque Direitos Humanos – 100, para registrar a questão. O caso será encaminhado para as devidas autoridades e, quando competir também a nossa pasta, será investigado pela nossa equipe técnica”, destacou Silma Paula Avezedo.


A estudante Débora Santos, de 15 anos, que mora no V8 desde pequena, aprovou a iniciativa. “Não lembro de uma sensibilização como esta aqui na comunidade. Acho esse tipo de campanha muito importante porque tem muita gente aqui na vizinhança que precisa saber que o lugar de criança e adolescente não é na folia, perto de estranhos, mas em casa, com segurança, e longe da violência, do trabalho”, salientou.


Esse trabalho preventivo faz parte do projeto de Carnaval da SEDSDH, que reúne, entre outras atividades, ações de sensibilização com taxistas, em terminais integrados de pasageiros, no aeroporto, metrô, panfletagem com orientações aos consumidores, além da inclusão social através dos camarotes da acessibilidade e fiscalização de detentos foragidos do sistema penitenciário do Estado. As atividades segue até a terça-feira gorda (12.02) nas cidades de Recife, Olinda, Bezerros, Vitória de Santo Antão, Ipojuca, Pesqueira, Arcoverde, Salgueiro e Petrolina.


Sensibilização Porta a Porta – Trabalho Preventivo


Comunidade dos Coelhos – Dia 29/01 – às 09h

Ponto de Encontro: Rua Jornalista Edmundo Bittencurtt (Sede do CRAS do bairro)

 

Comunidade do Pilar – Das 30/01 – às 14h

Ponto de Encontro: Rua do Brum – Antigo espaço do travessia

-->