Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo do Estado incentiva a geração de renda na Ilha de Deus

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • 08/8/2012
  • 17h30min

Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, a Secretaria de  Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH promoveu nesta quarta-feira (08), na comunidade da Ilha de Deus, no Recife, palestra sobre empreendedorismo e cooperativismo. A iniciativa, que faz parte da qualificação social do Programa de Inclusão Produtiva – Pernambuco no Batente, foi coordenada pela gerência de Proteção Social Básica da SEDSDH.

A palestra foi destinada aos 100 jovens da comunidade que estão participando de quatro cursos (Bordado Industrial, Montagem de Artefatos Sintéticos, Áudio, Vídeo e Foto, e Corte e Costura) de qualificação profissional oferecidos pelo Governo do Estado. O objetivo foi capacitar os participantes para que eles apresentem determinadas habilidades e competência em criar, abrir e gerir negócios, gerando resultados positivos.

De acordo com Áquila Melo, coordenadora das ações de Inclusão Produtiva da SEDSDH, a palestra do SEBRAE contribui significativamente para os jovens do programa. “A etapa de qualificação profissional do Pernambuco no Batente foi concluída e os participantes buscam, a partir de agora, traçar novos caminhos, com novas oportunidades de geração de renda, garantindo a sua sustentabilidade. É nesse sentido que essa atividade será fundamental, pois vai incentivar e orientar a criação do próprio negócio”, destacou.

A aluna do curso de Corte e Costura, Rejane Xavier participou da atividade e tirou lições para o dia-a-dia. “Estou há dois anos em casa por conta de um acidente de trabalho. Por isso, desde o ano passado eu estava pensando em fazer um curso profissionalizante como este. Quando surgiu a oportunidade não pensei duas vez. Sempre gostei dessa área e, agora, com a ajuda do SEBRAE, vejo que será possível abrir meu próprio negócio”, afirmou.       

Nesta quinta-feira (09), às 15h, a coordenação do Pernambuco no Batente programou outra palestra para os jovens do programa. Desta vez o foco da atividade são as linhas de financiamento do Crediamigo do Banco do Nordeste, que facilita o acesso ao crédito a milhares de empreendedores pertencentes aos setores informal ou formal da economia. A idéia é incentivar o protagonismo e a autonomia financeiras dos participantes.

Ação estratégica – O Programa Pernambuco no Batente faz parte das estratégias de redução da pobreza extrema do Governo do Estado, dentro do Plano Brasil sem Miséria. A iniciativa beneficia jovens em situação de vulnerabilidade social e risco, desenvolvendo nas mesmas, competências sociais e técnicas para a inserção no mundo produtivo. Além da qualificação social e profissional em várias áreas, os jovens beneficiados pelo programa assistem a palestras, participam de oficinas, feira de exposição de produtos, entre outras.

-->